quinta-feira, 11 de março de 2010

ANALFABETISMO EVANGÉLICO

Por Márcio de Souza

É impressionante a quantidade de analfabetos bíblicos hoje em dia. A igreja está cheia deles. A maior prova disso é que multidões seguem pseudo pregadores que em frenesi falam sobre tudo, milagres, venda de material, apelos mirabolantes sobre fogueiras e patrocinadores. Tagarelam sobre tudo menos sobre a Palavra. E qual o resultado disso? Uma geração de crentes acostumados a comer restos de teologia fajuta e que desconhece totalmente o estudo da bíblia.

Outro dia, fiz um quiz com alguns crentes que visitei em uma paróquia bem conhecida. Fiz perguntas simples pra sortear alguns livros meus só pra constar que foi feito o mínimo de esforço para conquistar o brinde. Fiquei deprimido...rs. A pergunta foi: qual o primeiro rei de Israel? A resposta emergiu num brado quase ensurdecedor e em uníssono da galera, DAVI! Deu vontade de chorar e rir ao mesmo tempo. Diante disso, pensei, se neguinho não acerta quem foi o primeiro rei de Israel como responderão a questões básicas sobre fé e doutrina. Resultado, deixei o quiz pra lá e desisti de dar os livros. Observação: nessa reunião haviam diversos líderes da denominação.

É por isso que hoje em dia surgem as campanhas do tapete de fogo, do sal grosso, do Rio Jordão e etc... porque as pessoas não conhecem nada de nada, e aí fica fácil manipular e extorquir a galera. Dizer que hoje em dia pregamos para uma platéia de autistas é ofender profundamente os autistas. Estamos diante de um panorama onde pastores pregam a restituição de hímem como milagre e pessoas testemunham que a maior benção de sua vida foi ter conseguido montar seu enxoval de casamento em Paris.

Espero que haja uma revolução em prol da leitura da Bíblia e da sã doutrina, porque do jeito que estão dando caneladas bíblicas por aí, em breve teremos uma nova igreja surgindo: A “igreja dos santos descerebrados que dizem amém”!

Que Deus nos perdoe pela falta de vergonha na cara.

E no mais, tudo na mais santa paz!

Fonte: Púlpito Cristão

Um comentário:

Anônimo disse...

O drama vivido pelo Márcio me obriga a inocentar, até certo ponto, as pessoas da Igreja que ele visitou e culpar, com mais responsabilidade, a liderança e não retiro, em nada, a culpa do pastor desta Igreja. A responsabilidade do ensino é do pastor (do mais simples às questões elementares da fé). O profeta Oséias ja disse: "O meu povo está sendo corrompido porque lhe falta o conhecimento..." e culpa era de quem!? Dos sacerdotes. O analfabetismo evangélico é culpa de pastores que deixam de ensinar as Sagradas Escrituras. Tem muita gente aprovada em Medicina, Direito, História, Filosofia, Psicologia, etc e está levando "pau" na vida cristã.

Haja paz em ti!

Rev. Rogerio Mattos
I.P. ROÇADINHO - BA