quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

SALA DE ESTUDO REFORMADO

No último dia 28 de novembro, estive reunido com o grupo de estudos reformados em Maranguape - PE. Tratei do tema "Cosmivsão Bíblica". Creio que foi bom, inclusive com a excelente participação dos presentes. A SERE (Sala de Estudo Reformado) acontece todo sábado na Escola Carneiro Leão, em Maranguape. Abaixo algumas fotos tiradas por Anderson, um dos coordenadores da SERE. Não deixem de visitar o blog da turma: apenaafiada.blogspot.com.
Agradeço aos colegas e participantes por ter estado com eles. Deus continue a abençoar.






Postado por Gaspar de Souza

7 comentários:

Filósofo Calvinista disse...

Rev.Gaspar:

Nos dias 04 e 05/12/09, na 1ª Igreja Presbiteriana do Recife (Rua das Creoulas), haverá um curso sobre COSMOVISÃO CRISTÃ. É uma boa oportunidade. Avise a seus leitores e a esse grupo de estudos reformados. Estará ministrando REv.Prof.Mauro Meister (Makenzie)

Leonardo Bruno Galdino disse...

Ah... Quem me dera estar em Recife (rsrs!). Só chegarei aí dia 15.

Anônimo disse...

Reverendo Gaspar,
Sou um seminarista e gostaria de pedir, se possível, que o senhor indicasse alguns livros em portugues sobre apologética reformada. Estou meio confuso. Eu pensei que só existia uma apologética. Mais existe a natural, ou a posteriori, e a clássica, ou a priori. Não sei qual é a certa ou a mais correta em relação a Bíblia, por isso peço essa ajuda.
Obrigado.
Diogo.

Gaspar de Souza disse...

Diogo, é bom receber seu comentário.
Sobre o existir "só" uma apologética, de fato, só existe uma: a defesa da fé cristã. Porém, o que existem são metodologias diferentes. Há uma livro, ainda não traduzido, mas encontrado aqui (http://books.google.com.br/books?id=_lEYeWdefoUC&dq=five+view+about+apologetics&printsec=frontcover&source=bn&hl=pt-BR&ei=3z8ZS6WFL8mUtgeg3rnqAw&sa=X&oi=book_result&ct=result&resnum=4&ved=0CB0Q6AEwAw), que trata dos tipos de metodologias apologéticas. Minha abordagem ainda não tem sido tão divulgada, a não ser por pequenos lagos aqui e acolá. Espero que isso venha a mudar. Sobre a bibliografia em português, eis:
CHAEFFER, Francis. O Deus que se Revela. Ed. Cultura Cristã.

______. O Deus que intervém. Ed. Cultura Cristã.

______. A Morte da Razão. Ed. Mundo Cristã.

VAN TIL, Cornelius. Apologética Cristã. (segue em arquivo)

______. Por que Creio em Deus. (segue em arquivo)

PEARCY, Nancy; COLSON, Charles. Como viveremos? CPAD (excelente livro)

PEARCY, Nancy. Verdade Absoluta. CPAD (excelente livro; a autora foi discípula de Schaeffer)

FARINACCIO, Joseph. Fé com Razão. Ed. Monergismo. (simples e objetivo)

Você pode ir no site www.monergismo.com e lá você encontrará centenas de artigos sobre o assunto. Também lá há alguns livros e bons artigos acerca de Cosmovisões (Ronald Nash, Crampton & Bacon, Van Til, Gordon Clark, John Frame, Greg Bahnsen etc).

Fique à vontade para entrar em contato comigo, ok?

Forte abraço e bons estudos.

Anônimo disse...

Reverendo,
muito obrigado por ter respondido e sugerir esses livros. Realmente gostaria de entrar em contato com o senhor por e-mail para, quem sabe, trocarmos uma idéia, apesar de que o senhor será mais um orientador. Se possível, estou enviando um e-mail para o senhor me enviar esses livros do Van Til que estão em arquivo e outros se quiser.
Agradeço.
Diogo

E-mail: diogo.2005@hotmail.com

Anônimo disse...

Reverendo,
não sei se o senhor recebeu meu último comentário, mas eu agradecí sua resposta e enviei o meu e-mail para, se o senhor puder, me enviar os livros que estão em arquivo do Van Til.
Grato.
diogo.2005@hotmail.com

A Pena AFiada disse...

Pr gaspar a Sere foi uma bênção em nossas vidas e cumpriu o propósito de Deus naquele bairro. Continuo na igreja das graças e vou tirar um dia para visita-lo. Grande abraço.