sábado, 19 de dezembro de 2009

DEVOCIONAIS E ORAÇÕES DE JOÃO DE CALVINO

Meu irmão e amigo Marcos Vasconcelos tem traduzido as "Devocionais de João Calvino". São pequenos comentários e orações proferidas pelo reformador genebrino. Tem sido traduzido do livro ""Devotions and Prayers of John Calvin", uma compilação de 52 breves textos devocionais e orações do Reformador. Solicitei ao Marcos a permissão para publicar aqui no blog e ele, prontamente, concedeu-me autorização. Ele é tradutor literário, especialmente, de obras teológicas. Quem desejar entrar em contato com ele o e-mail é: mv.tradutor@gmail.com.
Hoje, publicarei a primeira devocional e oração de Calvino. Baseada no Profeta Oséias 4.16. Aproveitem. Cada semana terminaremos com uma página. Queira Deus abençoar estas leituras.
____________________________________________

O CORDEIRO SOLITÁRIO

Que o Senhor nos permita contemplar os mistérios da sua sabedoria celestial com real e crescente devoção, para a glória dele e a nossa edificação. Amém.

Oração que Calvino costumava fazer ao começar suas preleções.
____________________________________________________

Como vaca rebelde, se rebelou Israel; será
que o SENHOR o apascenta como a um
cordeiro em vasta campina?
Os 4.16

Sabemos que é peculiar às ovelhas estarem continuamente sob o cuidado do pastor e que se uma ovelha for obrigada à solidão, seus balidos denunciam o quanto é medrosa e ela fica como que à procura do seu pastor e do seu rebanho. Resumindo, as ovelhas não são animais solitários. Para elas, e para os cordeiros, comer juntas, à vista daquele que as apascenta, é quase parte da própria alimentação. Ora, parece haver aqui uma mudança de cena de grande impacto. O profeta diz que os israelitas são como vacas indomáveis, pois são tão dissolutos que não há pastagem que baste à libertinagem deles; é como se uma única vaca ocupasse um pasto inteiro. “Nesse caso”, diz ele, “tão afrontosa é a desobediência desse povo que outra coisa não querem senão que se dê a cada um deles um lugar espaçoso. Sendo assim, vou lhes dar um lugar espaçoso, mas para que cada um deles seja como o cordeiro que procura ao redor e não vê nenhum rebanho ao qual se juntar”.
____________________________________________________________

Oração

Concede, ó Deus onipotente, visto que em tua misericórdia te dignaste nos congregar à tua Igreja e nos cercaste nos limites da tua palavra, mediante a qual nos resguardas na verdadeira e reta adoração à tua majestade, ó concede que permaneçamos contentados nessa obediência a ti. E ainda que Satanás tente, de muitas maneiras, nos arrastar para cá e para lá, e ainda que também sejamos por natureza inclinados ao mal, ó concede, que sendo confirmados na fé e unidos a ti por esse laço sagrado, nos submetamos sempre à limitação da tua palavra e assim nos liguemos a Cristo, teu filho unigênito, que nos uniu a si mesmo para sempre, e que nunca, de modo nenhum, nos apartemos de ti, antes sejamos confirmados na fé do evangelho de Cristo, até que finalmente ele nos receba a todos no seu reino. Amém.

________________________________________________
Devotions and prayers of John Calvin, 52 one-page devotions with selected prayers on facing pages.Org. Charles E. Edwards. Old Paths Gospel Press.
Tradução: Marcos Vasconcelos, maio/2009.(mv.tradutor@gmail.com.)


Nenhum comentário: