terça-feira, 8 de setembro de 2009

O Engano da Mentira


O Brasil tem assistido a um show de horrores políticos nestes últimos dias. Hoje, a classe social mais desacreditada é a dos políticos. Ao pensar nesses, logo imaginam alguém longe de confiança. O motivo? Mentiras e mais mentiras.

Certa vez o Sr. Presidente afirmou, talvez por experiência própria, que o problema da mentira é que, ao contar uma, você precisará contar outra para proteger a primeira e, assim, sucessivamente. Fazendo uso de um chavão do mesmo, “nunca antes na história deste país”, viu-se tanta mentira qu
anto vemos hoje.


Até mesmo na Casa Democrática, o Senado, os conchavos, as insinuações, as chantagens, as reuniões, os atos secretos, as ameaças etc., já viraram rotina naquele lugar. Mente-se acerca de tudo: do passado político, dos “amigos” políticos, dos “encontros” políticos, dos bens políticos e, pasmem!, até mesmo de currículos! Mente-se, mente-se e descaradaMENTE, mente-se conscienteMENTE e rotineiraMENTE.

Nas Escrituras, o Nono Mandamento, tão esquecido de nossos políticos, trata da “manutenção e promoção da verdade entre os homens”(Zc 8.16), isto é, no defendê-la, fazendo-a triunfar, e promovendo-a, exaltando-a entre os homens. Porém, na esteira da contradição, os políticos atentam e assassinam a verdade em nome de seus cargos e futuros cargos. A opinião pública pouco importa. Não adiante gritar “fora fulano!”, que o Fulano Maior está em dívidas com o fulano menor, desejando promover a Fulana Santinha, que também mente, seja sobre encontros, passado ou currículos.

A manutenção da “boa reputação”, seja nossa ou do nosso próximo, se foi para o beleléu. O Homem, caído como está, afunda-se em mentiras; difamam, caluniam, aumentam um ponto contando um conto.
Os Cristãos deste País não podem ficar calados, pois, calados contra a mentira, cala-se, sim, a verdade, cala-se a “Voz de Deus”, visto ser a Verdade a voz de Deus e Dele procede.

Em especial, os Cristãos não podem se omitir, principalmente no testemunho em reprovar tais atos. Como a “voz da consciência”, a manutenção da verdade é prioridade daqueles que foram libertos pela verdade (Jo 8. 32) e são guiados pela verdade (Jo 16. 13), edificados sobre a verdade (Jo 17. 17), habitados pela verdade (Jo 15.26). Enfim, “nada podemos contra a verdade, porém, a favor da verdade”(2Co 13. 8).

Somos chamados para dar testemunho da verdade, então, não mintais contra a verdade (Tg 3. 14).


Postado por Gaspar de Souza.
Breve comentário dos perguntas 75 e 76 do Breve Catecismo de Westminster.

Um comentário:

Anônimo disse...

A Igreja do Senhor Jesus deveria ser a primeira a gritar contra essas imundícias do governo brasileiro em todas as esferas do poder; infelizmente, temos testiicado a vontade em extremo de crentes, aqui em Pernambuco, pois resido aqui, de continuar com o desprovido de ética, o senhor presidente da República, no órgão máximo de nossa nação.Os cristãos pernambucanos votam em Lula só porque ele é conterrâneo? Como cristão, a nossa primeira atitude deveria zelar pelo cumprimento do nono mandamento, independente de regionalidade! Pense nisso povo, inteligente, de Pernambuco!!

Sem. Rogerio Mattos - SPN