sexta-feira, 16 de abril de 2010

A IGNORÂNCIA SOBRE O CRISTIANISMO E COMO RESPONDÊ-LA

Por Gene Edward Veith Jr.

Um das melhores maneiras na qual os cristãos podem testemunhar a alguém hoje, tanto para os inimigos ativos quanto para o número bem maior de ignorantes e indiferentes, é simplesmente informá-los objetivamente do que se trata a crença cristã. Normalmente não é necessário discutir, envolver-se em discussões esotéricas profundas, ou até mesmo defender-se. Simplesmente explicar.

Quando o Cristianismo for acusado por ter promovido as Cruzadas, simplesmente diga: "Eu sou cristão, c nossa igreja não pede que conquistemos a Terra Santa". De um só golpe fica claro que as Cruzadas não são a essência da doutrina cristã. Quando alguém apresenta o problema do mal para contestar a existência de Deus (que, se ele é bom e todo-poderoso, não permitiria o sofrimento humano), apresente Jesus Cristo: "O Cristianismo ensina que Deus se tornou um ser humano em Jesus Cristo e que ele carregou o pecado humano e sofreu em nosso lugar". Pode ser que isso não resolva plenamente o problema, mas o complica de modo interessante e pelo menos esclarece a história.

Quando a Igreja é criticada por ser hipócrita, simplesmente explique como o Cristianismo é uma religião que se restringe a pecadores. (Isso coloca o crítico na posição incômoda de ser farisaico e fazer julgamento, as mesmas atitudes que ele está criticando na Igreja.) Quando o Cristianismo é atacado por rejeitar a realidade física, os prazeres comuns da vida e a dignidade humana, pergunte: "Como isso poderia ser possível, se as suas doutrinas centrais são que Deus criou o mundo e se fez carne, tendo vindo ao mundo físico como um ser humano?".

Do mesmo modo que é possível explicar o conteúdo da crença dos budistas, a crença dos pós-marxistas e dos pós-modernistas, pode-se explicar o conteúdo da crença dos cristãos. Isso pode ser feito sem proselitismo. Não é necessário argumentar em favor dessas posições e nem mesmo defendê-las. Basta declarar o que elas são. Você pode fazer isso numa escola pública. Não é contra as decisões do Supremo Tribunal. Você não está pedindo para ninguém acreditar na Encarnação ou na Redenção, mas simplesmente está explicando objetivamente o que essas expressões significam. Ninguém pode contestar. Ninguém irá negar que essas idéias sejam pelo menos histórica e culturalmente importantes e filosoficamente interessantes.

Os cristãos, às vezes, atraem o escárnio sobre eles mesmos e sobre a sua fé pelos seus sermões altos e emocionais nas salas de aula, pelas suas acusações defensivas e agressivas de "Blasfêmia!" ou "Doutrina satânica!" (O que você espera? Você está na Babilônia, não na igreja.) Testemunhar não significa ser uma testemunha de acusação. Também não é principalmente uma declaração de experiências pessoais, nem o resultado de uma longa discussão intelectual. A apologética tem a sua importância, mas o evangelho não é comunicado por meio de debates, ou por apelos eloqüentes, ou carisma pessoal, ou manipulação perspicaz (lCo 1.18-25), mas pela Palavra de Deus. Quando esta Palavra, a mensagem do Cristo crucificado, é apresentada, ela é eficaz e por si mesma pode criar a fé nos seus ouvintes.

Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.
Hebreus 4:12

De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.
Romanos 10.17

Daniel, o profeta inspirado, levou a Palavra de Deus para as cortes da Babilônia, uma palavra de poder que posteriormente faria com que Nabucodonosor, o conquistador do mundo, com toda a sua autoridade e todo o seu prestígio, dobrasse os seus joelhos (Dn 4), Os cristãos modernos também, armados com as Escrituras, têm o mesmo poder de sustentar a verdade contra todos os ataques.

Fonte: VEITH, Gene Edward. De Todo Teu Entendimento. São Paulo: Ed. Cultura Cristã, 2006, pp. 46, 47.

Um comentário:

Anônimo disse...

o maior ignorante é aquele que busca desculpas para seus erros e o justifica em ações de outros mas esquece de entender uma simples parabola! tudo que se planta se colhe!ninguém que planta espinhos podera colher outra coisa. portanto ficar usando versículos para se justificar e não analisar o conteudo simples existente é mais do que ignorancia é burrice!!
pior de tudo se vê pronunciar mais o nome do diabo, satanas, belial, etc... do que de Cristo dando a ele tal poder e fama que a igreja virou um mercadinho de esquina. vai uma benção ai, faça um voto com Deus($$$$$) de fé e ta tudo resolvido, o pior de tudo é que os infelizes passam a vida toda fazendo votos enquanto o esperto enche os bolsos e goza da dificuldade dos outros e ainda usa a bíblia para se justificar.

para encerrar por favor entendam.
se vc não cuidar da saúde vai ter consequências, se você não gosta de pagar os outros muito menos sera pago, se você odiar sera odiado, se você tiver fé com obras("trabalhar"), tera resultado e isso vale para qualquer um ou porque acham que muitos que não vão a igreja prosperam??? ma ai como sempre o pastorzinho vai acha um versículo para justificar que essa fartura não vem de DEUS, MAS O SAFADO TA DOIDINHO PRA VER UM DIZIMO DESSE PROSPERO EM SEU BOLSO E ARRUMAR DISCULPA QUE É PARA OBRA. AINDA POR CIMA SE GABA EM CIMA DA CARIDADE DE OUTROS MEMBROS DA IGREJA COMO SE ELE COLOCASSE A MÃO NO BOLSO PARA FAZER ALGO.
POIS É ESPERO QUE ESTA IGNORANCIA ACAVE UM DIA !!!!!!!!!!!