Normalmente, tem-se a impressão que a psicologia tem a resposta para todas as perguntas e problemas: depressão, relacionamento, rebeldia, infidelidade, baixa estima, ira, ansiedade etc.
Não é que não haja valor naquele saber. Por exemplo, é de imensa ajuda as teorias do aprendizado e das resoluções de problemas, percepção, distúrbios etc. Porém, ao tratar daquilo que é reconhecidamente moral, o campo é outro. Veja, por exemplo, uma aplicação do humanista Maslow. Na hierarquia das necessidades, o alimento, vestuário, abrigo e outras coisas estão na base da pirâmide humana. Por outro lado, Jesus ensinou que "vida de qualquer não consiste na abundância do que possui"(Lc 12.15) e que devemos buscar em primeiro lugar o Reino de Deus e sua justiça e estas outras coisas nos serão acrescentadas (Mt 6. 30). Assim, o próprio Jesus não está sendo contra as coisas apresentadas por Maslow, mas apenas põe as coisas na hierarquia correta. A necessidade de depender do Criador para todas as outras coisas.
Os pastores começam a crer que não são competentes para aconselhar a partir das Escrituras sem voltarem ao seminário [ou Faculdade - NA] para um curso avançado de psicologia. São competentes para pregar ou ensinar a Palavra de Deus se têm um diploma de teologia, mas incompetentes para aconselhar usando a Palavra de Deus sem um diploma de psicologia.
Os "novos sacerdotes" temem chamar pelo nome correto aquilo que as psicologias chamam por outro.
1) não existe remédio humano para o pecado e;
Enfim, como diz o Dr. Abercrombie, "como conselheiro bíblico devemos começar com o núcleo da verdade, definida na Escritura, e não permitir a nós mesmos ser mal orientados nas águas da especulação psicológica. Existe bastante desconhecimento sobre os elementos orgânicos e mental da vida. Mas, biblicamente conhecemos bastante acerca dos pecados humanos e o poder redentivo de Cristo, a purificação, a misericórdia, a restauração. Em qualquer outro debate científico, o assunto está encerrado"
Não deixe de ver o vídeo abaixo e comentar o post.
Postado por Gaspar de Souza
Nenhum comentário:
Postar um comentário