terça-feira, 7 de abril de 2009

Coça socó, torna a se coçar....

O cantor Aurino Quirino Gonçalves, mais conhecido como Pinduca, o rei do carimbó, tem uma música satírica sobre socós que ajudam-se a coçar mutualmente.


Brincadeiras à parte, um estudo revela como a coçar alivia a coceira. Cientistas da Universidade de Minnesota (EUA), demonstraram como é que a coceira é aliviada pelo coçar. Esta bloqueia a atividade em células nervosas da medula espinhal, transmitindo a sensção ao cérebro.


"Uma boa coçada alivia a coceira", diz o Dr. Gleen Giesler, responsável pelo grupo de pesquisa. Mas a pesquisa ainda não compreende completamente o mecanismo fisiológico por trás da relação comichão-coceira, o que pode ter consequências sérias, como por exemplo, a AIDS, que pode causar coceira severa. Às vezes pode ocorrer inexplicavelmente, sem nenhum sintoma aparente e levará o paciente a correr risco de causar danos à própria pele.
O que parece engraçado é pesquisa científica séria e já publicada na Nature Neuroscience e tem sido a pesquisa do momento em muitos campi universitários, segundo Earl Carstens, um neurobiólogo na Universidade da Califórnia.


Esta pesquisa beneficiará a 17 milhões de norte-americanos que têm problemas de coceira crônicca, pois o tramento com anti-histamínico nestes casos não surte efeito, diz a pesquisa.


Susan Lipworth sofre com coceiras crônicas há 14 anos! "É uma loucura [...]. Amo o meu médico, mas não há nada a fazer sobre isso". Susan tem arranhões e feridas como resultado da coceira.
As pesquisam avançam, mas, como diz a reportagem, apenas arranham a superfície do assunto.
Você pode ler mais aqui e aqui.
Postado por Gaspar de Souza






Um comentário:

Jonathas Marques disse...

pastor gaspar eu gostaria se fosse possível, que o senhor postasse algo sobre os jovens (para jovens)...