sábado, 23 de maio de 2015

Norman Geisler Avalia o Molinismo

Tomistas e calvinistas têm-se oposto firmemente ao molinismo, julgando-o uma negação da independência e da graça de Deus.

Segundo o tomismo, Deus é Realidade Pura; nele não há potencial passivo (v. analogia, principio da; Aristóteles; Deus, natureza de; Tomás de Aquino). Se Deus tivesse potencial, ele precisaria de uma causa. Como é a Causa suprema de todas as coisas, Deus não tem potencial (v. Deus, natureza de). Se o molinismo estiver correto, Deus é o recipiente passivo do conhecimento dos atos livres. O “conhecimento médio” de Deus é dependente de eventos que realmente ocorrem. O grande “Eu Sou” torna-se o “Eu Posso Ser”. Isso implica uma passividade que Deus como Realidade Pura não pode ter. Logo, o molinismo é contrário à natureza de Deus.

Deus se torna um efeito. Outra afirmação da dificuldade e que o conhecimento de Deus é completamente causal, determinando todos os eventos, ou e determinado por esses eventos. Não há outra alternativa. Os molinistas dizem que o conhecimento de Deus é determinado por futuros atos livres. Isso sacrifica Deus como Causa suprema. Ele é determinado pelos eventos, não o Determinador. Isso é contrário à natureza de Deus, pois ele se tornaria espectador epistemológico (ibid., p. 107).

A graça eficaz é negada. Outra objeção é que o molinismo nega a graça eficaz de Deus na salvação. Tudo que Deus quer acontece sem que nossa liberdade seja transgredida. “Ele deseja com eficácia nosso consentimento livre, e realmente consentimos, de livre vontade” (ibid., p. 401). Somente dessa maneira a graça de Deus pode ser eficaz. Deus é o Autor ativo da salvação (ibid., p. 398). Como Aquino diz: “Se a intenção de Deus é que esse homem, cujo coração ele esta movendo, venha a receber graça santificadora, então esse homem recebera graça infalivelmente”.

A intenção de Deus não pode falhar, e os salvos são infalivelmente salvos (certissime, diz Agostinho; ibid., 111).

Ao mesmo tempo que concordam com a natureza eficaz da graça, os tomistas se separam dos calvinistas extremados nessa questão. Para os tomistas, as criaturas livres retém o poder de decidir não seguir a Deus quando Deus graciosa e eficazmente os leva a escolher segundo sua vontade predeterminada.
Os calvinistas extremos ensinam que esse movimento do Espírito Santo no coração da pessoa que escolhe e irresistível. Se é a vontade de Deus, essa pessoa respondera porque o Espírito estimula o coração. Os tomistas insistem em que, “ao invés de forçar o ato, ao invés de destruir [...] a liberdade, o impulso divino tornou real [...] a liberdade. Quando a graça eficaz toca o livre-arbítrio, esse toque é virginal, ele não violenta, apenas enriquece” (ibid., p. 110).

Mas isso não é essencial para a posição anti-molinista. O conhecimento de Deus poderia ser determinante do ato livre sem causá-lo. Essa doutrina foi defendida por Agostinho e por calvinistas moderados (v. Geisler).


Fonte: GEISLER, Norman. Enciclopédia Apologética – resposta aos críticos da fé cristã. São Paulo: Vida Acadêmica, 2002, p.608 – 610.

Nenhum comentário: