quinta-feira, 30 de setembro de 2010

O “$HOW” TEM QUE PARAR!


"Porque nada podemos contra a verdade, senão pela verdade.”(2 Co 13.8)
Por Gaspar de Souza

No último dia 25 de setembro de 2010 aconteceu em Recife, no bairro de Boa Viagem, a conhecida “Marcha para Jesus”. Nós, Cristãos Protestantes, estivemos lá. Mas não fomos para dançar, pular, declarar que “Recife é do Sinhor Gezuis”, não fomos “profetizar virado para os edifícios à beira mar”, não fomos “derrubar muralhas” – havia muitas “mulheres evangélicas” vestidas e dançando de tal forma que eram capazes de derrubar muitos...hehehe... misericórdia – não fomos “marchar para o Gezuis” da Marcha. Não! Fomos para um protesto, tal como nos declaramos: fomos ser protestantes.

Seguindo o exemplo do movimento “Marcha Pela Ética Evangélica Brasileira – O $how tem que parar!”, que começou em São Paulo com os irmãos Paulo e Vera Siqueira, uma turma composta por dez jovens (eu não tão jovem assim, não é?) foi às ruas de Recife portanto faixas e camisas contendo versos bíblicos (1 Tm 6. 3 – 10; 2 Pe 2.3a) e o dizer “Voltemos ao Evangelho Puro e Simples. O $how tem que Parar!”.

Nos encontramos na Igreja Presbiteriana dos Guararapes, pastoreada pelo Rev. Gaspar de Souza (eu de chapéu) e, de lá, seguimos até o centro da passeata. Estávamos apreensivos ao que poderia acontecer. E, de fato, aconteceram algumas coisas. Ficamos pouco mais de 200 metros do primeiro trio-elétrico. Ali mesmo abrimos as faixas, o que logo chamou a atenção de muitos. Procuramos ficar próximos para evitar algum atrito e isolamento do pequeno grupo.

Qual não foi a nossa surpresa ao encontrarmos manifestação de apoio, como o rapaz aí no vídeo que disse que encomendou a camisa, mas ainda não havia chegado. Outras manifestações foram altamente positivas, como a do irmão de Guiné-Bissau aí no vídeo, que indignado chamou o evento de “pura babilônia”.

Claro que nem tudo são flores. Uma senhora, vestindo camisa da “Marcha”, ameaçava-nos processar porque estávamos filmando o evento. Outros nos mandaram “evangelizar os gays, na parada gay”. Em toda ocasião procuramos ficar calados e não responder às provocações. Apenas quando alguém nos perguntava o motivo do protesto, respondíamos e filmávamos. Em outra ocasião, os “abre-alas ou porta-bandeiras” da Marcha pararam em frente às faixas, talvez tentando barrar a massa ignara da leitura dos textos. Outro episódio foi de uma mãe que, ao ver o filhote fotografando uma das faixas, perguntou ao moleque: “é isso que você quer pra você? Eu não quero isso não!”. Parece-nos que a faixa era a que dizia: “voltemos ao Evangelho Puro e Simples!”

O que presenciamos foi um show de horrores, um babilonismo; assemelhava-se às saturnálias romanas; era uma evento dionisíaco, sem a embriaguez e as orgias explícitas, mas com as “dancinhas sensuais” embaladas pelo “timbalada gospel” do “expresso suingueira” e “expresso louvadeira”. Tinha mãozinha aos altos, os “sai do chão”, as “reboladas gospel”, “trenzinho gospel”, “mãozinhas gospel nos joelhos gospel”. Até um boneco (parecido com os da “turminha da graça” do R.R. Soares) distribuía – no Recife a gente diz que estava “fazendo bamburim” – pacotinhos de biscoitos para os “miseráveis da fé”. Lembrei-me do “pão e circo”.

Enquanto isso, um “abre-alas” chegou a ler uma de nossas faixas. Um momento cômico foi quando a chuva começou a cair. Os “poderosos da fé” levantaram as mãos aos céus e começaram a repreender a chuva! Putz! E o pior! Pareceu-nos que eles não tinham tanta fé assim, pois começaram a cobrir os trio-elétricos com os toldos...kkkkkk. Os caras nem perceberam a contradição entre o que estavam fazendo e o que estavam dizendo.

A cada trio, lá estava a multidão pulando, correndo, requebrando, berrando, misturando os comícios políticos – não faltou oportunista na ocasião. Até a Shirley Carvalhaes estava no trio. Como candidata, claro. Bandeiras de apoio a político e partidos; propagandas de aguardentes (Pitú e 51) e alguns “Após Tolos” de plantão.

Ficamos até o último trio, quando a chuva caiu mais fortinha. Os garis da Emlurb (Empresa de Limpeza Urbana) – Prefeitura de Recife – estavam lá para limpar a sujeira. Claro, ao fazerem isto, foram pagos com dinheiro de TODOS os Contribuintes de Recife, quer fosse evangélicos, católicos, ateus, espíritas ou sem religião. Enfim, os “de Gezuis” fazem a “Marcha” da saturnália, e TODOS pagam...

Agradecemos a todos que participaram conosco: Danilo, Teófilo, Tatyana, Ana, Mirian, Davison e as duas meninas (Danilo, por favor, coloque os nomes delas, ok?). A todos que apoiaram este protesto, os nossos agradecimentos. Querendo Deus, no próximo ano estaremos lá novamente. Ainda este ano enfrentaremos outro evento que acontecerá aqui em Recife. Aguardem notícias.

Rogamos a Deus que as suas ovelhas sejam acordadas para o engodo que é a tal Marcha.

Mais Fotos. O vídeo já foi editado. Aguardem para a postagem.



Davison e Taty



Esta senhora nos ameaçava....





Danilo, Rhyane e Teófilo

A marca de uma famosa aguardente aqui na região
Marcha e Campanha Política



Indo em direção aos Trios

Postado por Gaspar de Souza

18 comentários:

Heitor Alves disse...

Caro pastor Gaspar.

Fiquei bastante alegre com a sua iniciativa. Estou profundamente contente por que você foi e levou uma pequena turma. Espero estar no próximo, ok?

Vou aguardar suas informações quanto ao outro evento que acontecerá aqui em Recife.

Abraços.

Gaspar de Souza disse...

Valeu, Heitor. E, na próxima, pode deixar que eu mesmo te convido, ok?

Forte abraço, mano.

PS: se puder divulgar esta postagem, seria importante para que outros soubessem que alguns estão trabalhando....

Heitor Alves disse...

Vou divulgar sim!

Filósofo Calvinista disse...

Reverendo....

Egoísmo é pecado sabia?..rs...

Poxa deveria ter nos convidado e divulgado também em nossas igrejas...sonho em ir pra essa marcha faz tempo..rs...mas só dá pra ir pra fazer isso..rs..kkkk

Vamos fazer uma contra-marcha na próxima..r.s..

Caminhando em Santidade disse...

Muito Bom Rev Gaspar saber que existem pessoas que olham as coisas como elas realmente são.
A Marcha é uma desculpa para fazer um carnaval (festa da carne), com o engodo da falsa adoração.
A raiz da marcha não é a espiritualidade mas a carnalidade
Da próxima vez pode contar conosco.

Giovani Mariani disse...

Graça e paz irmão Gaspar!
Fiquei muito feliz pelo movimento ter alcançado Recife também!

Gostaria de manter contato com vocês, assim como já mantenho com a turma de São Paulo e como também daqui do Rio Grande do Sul.

Sou do blog Semente da Renovação, estarei divulgando a iniciativa de vocês.

Em Cristo,
Giovani Mariani

www.sementedarenovacao.com

Gaspar de Souza disse...

Olá, Pr. Jonas. Obrigado pelo comentário e, fique certo, avisaremos ao irmão da próxima vez. Quem sabe não teremos uma "contra-marcha" com um número maior de participantes, não é?

Forte abraço, Pr. Jonas.

Gaspar de Souza

Gaspar de Souza disse...

Olá, Giovani. Obrigado por visitar o nosso bloguinho.

Manteremos contatos e ampliaremos a Rede do "$how tem que parar!", espalhando para todo o Brasil.

Visitei o blog "semente da renovação" e gostei do que vi.

Deus continue a te abençoar, Giovani

Gaspar de Souza

LAUDINEI disse...

Queridos, acabei de ler sobre o movimento de voces ai em Recife.
Fico feliz em ver mais seguidores de Jesus que buscam pelo evangelho puro e simples e sabem que o $how gospel não tem nada a ver com isso.
A chama pela ética evangelica esta se espalhando.Depois de Sampa, o movimento esteve presente no Sul (Santa Maria) e Norte (Rio Branco) e agora o Nordeste tambem se faz presente.
Glorias sempre a Deus.
Estou publicando esta postagem no blog exemplobereano.blogspot.com
Que Deus continue a abençoar voces e mantenha esta chama acesa.


VOLTEMOS AO EVANGLEHO PURO E SIMPLES O $HOW TEM QUE PARAR

Laudinei

Gaspar de Souza disse...

Olá, Laudinei. Obrigado pela visita e pelo incentivo do movimento. Rogamos a Deus que este movimento se espalhe.

Fique à vontade para postar em seu blog. Afinal, é preciso que nós divulguemos aos quatro cantos que há cristãos que não compactuam com a tal Marcha.

Deus te abençoe, Laudinei.

Gaspar

Vinícius Pimentel disse...

Pr. Gaspar,

Não sei se o sr. lembra-se de mim. Mas fiquei muito alegre por ver que aqui em Recife também temos representantes dessa boa idéia. Pode me convidar da próxima vez! Terei todo prazer em segurar uma daquelas faixas "heréticas".

Um abraço,
Vinícius

Gaspar de Souza disse...

Olá, Vinícius. Pois é, rapaz! "Ainda existem juízes em Berlim". Não se preocupe, na próxima vez e o convidarei, ok?

Forte abraço, mano.

Gaspar

PS: Como está o movimento de reforma lá na igreja?

Unknown disse...

Caro Pr. Gaspar,Meu grande professor, o sr. não imagina a alegria que estou sentido ao ver esta postagem, que o Senhor nosso Deus lhe abençoe grandemente por esta iniciativa, quero poder está na próxima oportunidade,esta divugação vou fazê-la com muito prazer. Gostaria de saber como posso adquirir esta linda camisa.

um forte abraço, em Cristo Aluizio Gomes.

Anônimo disse...

Estou conhecendo seu blog hoje! Parabéns!

Quero aproveitar para divulgar o blog [ Idéias Protestantes ]. Um blog pessoal com a idéia de não apenas denunciar o erro e ser contra a subcultura evangélica e todo ensino e prática contrária as doutrinas cristãs, mas, sobretudo, promover o redescobrimento da verdade e da beleza do Cristianismo.

Ou seja, escrever e reunir textos que sejam fidedignos ao ensino da Palavra de Deus, desafiando os crentes a viverem uma espiritualidade sadia, sem misticismos nem barganhas com Deus, num esforço de encontrar pensamentos bíblicos num mundo onde a verdade tem se tornado um tabloíde e de aceitação tão cega; sempre numa perspectiva da fé cristã histórica e reformada.

Faça-nos uma visita e nos dê aquela "forcinha" em seu blogroll:

http://ideiasprotestantes.blogspot.com

Um forte abraço.
Marcos Sampaio

Anônimo disse...

Cadê os vídeos?

Laurindo Neto disse...

bloquinho que nada, isso aqui está virando um blogão.

Unknown disse...

Graça e paz pastor Gaspar, aqui é seu aluno missionário Alexandre do (SBNE), fiquei muito feliz em ver este protesto é uma vergonha o que estão fazendo com o Evangelho. parabéns pela iniciativa. Que Deus continue te abençoando no nome de Jesus.

Dionizio Neto disse...

Muito demais...