sexta-feira, 11 de junho de 2010

O ARGUMENTO ONTOLÓGICO E A LÓGICA MODAL


Resolvi traduzir os artigos abaixo, sobre o Argumento Ontológico, por dois motivos:


1) porque um professor de Filosofia afirmou que, depois de Immanuel Kant, o Argumento Ontológico perdeu sua força. Apresentei-lhe alguns autores modernos que lidam com este argumento (Alvin Plantinga, Robert Maydole, Charles Hartshorne, Norman Malcolm, Kurt Gödel etc) e que têm revisado o Argumento original.


Em outro post apresentarei a revisão por parte de Robert Maydole e, em seguida, por Alvin Plantinga. Meu questionamento: é falta de interesse, desconhecimento ou preconceito contra os excelentes argumentos revisados?


Por exemplo, a Stanford Encyclopedia of Philosophy, recomendada por aquele meu professor, traz a seguinte informação sobre o tópico O Argumento Ontológico no Século 21 (Ontological Argument in 21th century):

Muitas recentes discussões do Argumento Ontológico estão em compêndios, manuais, enciclopédias e semelhantes. Assim, por exemplo, existem discussões de revisões do Argumento Ontológico em: Leftow (2005), Matthews (2005), Lowe (2007) e Oppy (2007). Enquanto a ambição destas discussões de revisões varia, muitas delas são destinadas a introduzir os novatos aos argumentos e sua história. Dada a recente explosão de entusiasmo por compêndios, manuais, enciclopédias e semelhantes, na filosofia da religião, é provável que muitos debates como este irá aparecer num futuro próximo.

Algumas discussões recentes dos Argumentos Ontológicos têm sido postos em muitos resumos relativos aos Argumentos acerca da Existência de Deus. Por exemplo, existe uma discussão extensa do Argumento Ontológico em Everitt (2004), Sobel (2004) e Oppy (2006). Em minha opinião, todo estudante sério dos Argumentos Ontológicos deveria fazer um exame cuidadoso do tratamento de Sobel destes argumentos. Sobel fornece um capítulo sobre “Argumentos Ontológicos Clássicos”: Anselmo, Descartes, Spinoza e a crítica de Kant ao Argumento Ontológico; um capítulo sobre os “Argumentos Ontológicos Modais Modernos”: Hartshorne, Malcolm e Plantinga; e um capítulo sobre o Argumento Ontológico de Gödel. A análise de Sobel é muito cuidadosa e faz pesado uso das ferramentas da moderna filosofia da lógica.

Tem havido um livro recente devotado exclusivamente aos Argumentos Ontológicos: Dombrowski (2006). Dombrowski é um admirador de Hartshorne: o objetivo de seu livro é defender a declaração de que o Argumento Ontológico de Hartshorne é um sucesso. Enquanto o livro de Dombrowski é uma contribuição útil à literatura por causa do alcance de suas discussões do Argumento Ontológico – por exemplo, ele contém um capitulo sobre o Argumento Ontológico em Rorty e John Taylor – eu penso que o julgamento que ele faz para o Argumento de Hartshorne seja bastante convincente. Este parecer tem sido compartilhada por muitos revisores do livro,até mesmo aqueles que tenham alguma simpatia pela Teologia do Processo.

Finalmente, alguns trabalhos também têm sido publicados em periódicos. O mais importante desta porção é a Millican (2004), o primeiro artigo sobre o Argumento Ontológico, em recente lembrança, a aparecer na Mind. Millican defende uma nova interpretação do Argumento de Anselmo, e, por uma nova crítica dos Argumentos Ontológicos decorrentes da presente interpretação. Desnecessário dizer que, a interpretação e a crítica são controversas, mas eles também são dignos de atenção. Entre outros artigos de periódicos, talvez o mais interessante seja o de Maydole (2003), que fornece e defende um novo Argumento Ontológico Modal.” (OPPY, Graham. Ontological Arguments. In: STANFORD ENCYCLOPEDIA OF PHILOSOPHY. Disponível em: <http://plato.stanford.edu/entries/ontological-arguments/>)


2) por considerar uma boa aplicação dos princípios da Modalidade, que considera: Possibilidade, Necessidade e Contingência. Trata-se da Lógica Modal, que aplica os princípios da Lógica Formal, a estas modalidades.


O Argumento Ontológico, chamado Argumento A Priori, foi elaborado por Anselmo da Cantuária, aprofundado por Liebniz e, hoje, usado como um exemplo de Lógica Modal que, embora desconhecido por Anselmo nos moldes atuais, já o expunha embrionariamente.

A apresentação de hoje é feita pelo Dr. William Lane Craig. No post a seguir uma apresentação do Argumento Ontológico de Anselmo na linguagem da “Teoria da Quantificação” como demonstrada pelo Dr. Robert Maydole, a fim de demonstrar a validade do argumento de Anselmo. Boa leitura e tire suas conclusões se o “Argumento Ontológico perdeu sua força”

______________________________


O Argumento Ontológico a partir da Possibilidade da Existência de Deus para Sua Realidade

William Lane Craig


O ultimo argumento que eu desejo discutir é o famoso argumento ontológico, originalmente descoberto por Santo Anselmo. Este argumento tem sido reformulado e defendido por Alvin Plantinga, Robert Maydole, Brian Leftow e outros[44]. Eu apresentarei uma versão do argumento como apresentado por Plantinga, um dos mais respeitado proponente contemporâneo.

A versão de Plantinga é formulada em termos da semântica de mundos possíveis. Para aqueles que não estão familiarizados com a semântica de mundos possíveis, deixe-me explicar que, por “um mundo possível” não quero dizer de um planeta ou mesmo um universo, mas especialmente uma completa descrição da realidade, ou uma a maneira como uma realidade pode ser. Talvez a melhor maneira de pensar de um mundo possível é como uma gigante conjunção p & q & r & s...., em que conjuntos individuais são as proposições p, q, r, s,.... Um mundo possível é uma conjunção que engloba cada proposição ou sua contraditória, de modo que ela produza uma descrição completa da realidade – nada é deixado de fora desta descrição. Ao negar conjuntos diferentes em uma descrição completa, chegamos a diferentes mundos possíveis:

M1: p & q & r & s . . .


M2: p & não-q & r & não-s . . .


M3: não-p & não-q & r & s . . .


M4: p & q & não-r & s . . .

.

.

.

.

Apenas uma desta descrição será composta inteiramente de proposições verdadeiras e, por isso, será a realidade como realmente é, isto é, o mundo real.


Desde que nós estamos falando sobre mundos possíveis, as várias conjunções que um mundo possível engloba deve ser capaz de ser verdadeira individualmente ou juntas. Por exemplo, a proposição “o Primeiro Ministro é um número primo” não é mesmo possivelmente verdadeira, pois números são objetos abstratos que não poderiam ser concebidos idênticos com os objetos concretos com o Primeiro Ministro. Então, nenhum mundo possível terá esta proposição como uma de suas conjunções; ao invés disto, sua negação será um conjunto de mundo possível. Tal proposição é necessariamente falsa, isto é, ela é falsa em todo mundo possível. Por outro lado, a proposição “O Técnico Dunga é o Presidente do Brasil” é falsa no mundo real, mas poderia ser verdadeiro, e por isso, é um conjunto de algum mundo possível. Dizer que o Técnico Dunga é o presidente do Brasil em algum mundo possível é dizer que existe a uma completa descrição possível da realidade ter a proposição relevante como um de seus conjuntos. Semelhantemente, dizer que Deus existe em algum mundo possível é dizer que a proposição “Deus existe” é verdadeira em alguma descrição completa da realidade.


Agora na versão completa do argumento, Plantinga expressa uma idéia de Deus como um ser que é “maximamente excelente” em qualquer mundo possível. Plantinga entende excelência máxima a incluir propriedades tais como onisciência, onipotência e perfeição moral. Um ser que tenha excelência máxima em um mundo possível teria aquilo que Plantinga chama de “grandeza máxima”. Então Plantinga argumenta:

  1. É possível que exista um ser maximamente notável
  2. Se for possível que um ser maximamente notável exista, então é possível que um ser maximamente notável exista em algum mundo possível.
  3. Se um ser maximamente notável exista em algum mundo possível, então existe em todo mundo possível.
  4. Se um ser maximamente notável existe em todo mundo possível, então ele existe no mundo real.
  5. Se um ser maximanente notável existe no mundo real, então um ser maximamente notável existe
  6. Então, um ser maximamente notável existe.


Premissa 1


Pode parecer surpresa para você aprender que os passos (1) –(6) deste argumento é relativamente incontroverso. Muitos filósofos concordariam que, se a existência de Deus é mesmo possível, então ele deve existir. A questão principal a ser resolvida no que diz respeito ao Argumento Ontológico de Plantinga é que garante existir para pensar a premissa-chave “é possível que um ser maximamente notável exista” ser verdadeira.


A idéia de um ser maximamente notável é intuitivamente uma idéia coerente e, desta forma, parece plausível que tal ser poderia existir. A fim de o Argumento Ontológico falhar, o conceito de um ser maximamente notável deve ser incoerente, como o conceito de um “casado solteiro”. O conceito de um “casado solteiro” não é um conceito estritamente auto-contraditório (como é o conceito de um homem casado não-casado) e é ainda evidente, uma vez entendido o significado das palavras “casado” e “solteiro”, que nada corresponde que este conceito possa existir. Por outro lado, um conceito de um ser maximamente notável não parece nem mesmo remotamente incoerente. Isto fornece alguma garantia, prima facie, por pensar que é possível que um ser maximamente notável exista.


Resposta de Dawkins

Richard Dawkins dedica seis páginas, cheias de escárnio e injúria, ao Argumento Ontológico, sem levantar qualquer objeção séria ao argumento de Plantinga. Ele observa, de passagem, a objeção de Immanuel Kant que existência não é uma perfeição; mas desde que o argumento de Plantinga não pressupõe que seja, nós podemos deixar esta irrelevância de lado.


Ele repete uma paródia da argumentação destinada a demonstrar que Deus não existe porque um Deus “que criou todas as coisas, enquanto não existir” é maior que um que existe e cria todas as coisas45. Ironicamente, esta paródia, longe de enfraquecer o Argumento Ontológico, na verdade o reforça. Pois um ser que cria todas as coisas enquanto não existir é uma incoerência lógica e é, portanto, impossível: não há mundo possível que inclua um ser inexistente que criou o mundo. Se o ateísmo deseja sustentar – como ele deve – que a existência de Deus é impossível, o conceito de Deus teria de ser semelhantemente incoerente. Mas não é. Isto apóia a plausibilidade da premissa (1)


Dawkins também chacota, “eu esqueci os detalhes, mas, uma vez, eu ofendi uma assembléia de teólogos e filósofos por adaptar o Argumento Ontológico de maneira que ele provasse que porcos podem voar. Eles lançaram mão da Lógica Modal para provar que eu estava errado”46. Isto é simplesmente constrangedor. O Argumento Ontológico simplesmente é um exercício em lógica modal – a lógica da possibilidade e da necessidade. Eu posso apenas imaginar Dawkins fazendo um teatro de si mesmo naquela conferência profissional com sua paródia espúria, como ele, semelhantemente envergonhou a si mesmo na conferência do Templeton Foundation em Cambridge com sua objeção “peso-mosca” ao Argumento Teleológico!


Conclusão


Os argumentos para a Existência de Deus são logicamente válidos; suas premissas são verdadeiras; e suas premissas são mais razoáveis à luz destas evidências do que suas negações. Então, enquanto pessoas racionais, deveríamos abraçar suas conclusões. Muito mais poderia ser dito e tem sido dito47. Mas eu confio que o bastante tem sido dito aqui para mostrar que os argumentos tradicionais permanecem incólume às objeções levantadas pelos Novos Ateus, tais como Richard Dawkins.


Notas

44 Alvin Plantinga, The Nature of Necessity (Oxford: Clarendon, 1974); Robert Maydole, “A Modal Model for Proving the Existence of God,” American Philosophical Quarterly 17 (1980): 135–42; Brian Leftow, “The Ontological Argument,” in The Oxford Handbook for Philosophy of Religion (ed. William J. Wainwright; Oxford University Press, 2005), 80–115.

45 Dawkins, God Delusion, 83.

46 Ibid., 84.


Fonte: Reasonable Faith


Traduzido por Gaspar de Souza

8 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom essa crítica, primeiro porque mostrou PARCIALIDADE NA ACADEMIA E segundo que a VERDADEIRA FILOSOFIA está mais viva do nunca que é a METAFÍSICA(ontologia) se utilizando da lógica. felicidades Pastor!

Jonas Madureira disse...

Nobre Gaspar... SENSACIONAL! Você me permite postar em meu blog essa sua tradução com a devida menção do tradutor e sua fonte? Já twittei seu post... Abração!

Roberto Vargas Jr. disse...

Caríssimo,
Sério que o ponto criticado é a premissa 1? A meu ver, a possibilidade lógica é incontestável!
A dificuldade me parece ser na premissa 3. Porém, uma vez entendido que um ser maximamente notável (entre seus atributos está ser necessário) existir em algum mundo possível implica em ele existir em todos os mundos possíveis (necessariamente), então a coisa fecha perfeitamente.
Isso ou comi bola? rsrs
Abraço, meu irmão. No Senhor,
Roberto

Gaspar de Souza disse...

Por vez:

Olá, Anônimo (quem será?). Também creio que a metafísica, com a lógica, seja um ponto de partida para investigações filosóficas. E me parece que isto está voltando aos círculos acadêmicos pelo viés das teorias do conhecimento para além do sujeito.

Volte sempre ao blog, mano.
__________________________

Meu caro Jonas, toda postagem aqui pode ser reproduzida nos blogs...
Só não espalhe que um vantiliano tem postado artigos sobre AO....hehehehe (brincadeira).
O bloguinho é pra isso mesmo... afinal, aprendi que não é porque eu leia ou estudo Aquino que sou tomista; que leia ou estude Nietzsche que eu seja um nietzscheano; que eu leia ou estude AO que eu seja adepto...rssss.

Forte abraço, mano.
_____________________

Olá, Roberto. Ainda estou devendo uma resposta ao último comentário sobre o PV ou PF.

A premissa 1 é criticada porque é assumida a priori. É o que os críticos tem chamado de "começar a questão", a famosa petitio principii. Mas a expressão "possível" já a confirmaria por abandonara a contingência da existência de tal ser, tornando-o necessário.
Não sei se a premissa 3 tenha algum problema, pois a questão foi pressuposta nas premissas 1 e 2. Se ele existe em algum mundo possível, então existe em todo mundo possível. A coisa tá fechada.
O problema para muitos kantianos é que existência é apenas predicado, não necessidade. Mas, como Plantinga pergunta, notando que Kant não percebeu que Anselmo "não acrescentou existência como predicado", "onde ele[Anselmo] tenta definir Deus em ser, acrescentando a existência de uma lista de propriedades que define um conceito?"(God, Freedom and Evil, 1974, p. 97, 98).
Tudo isso pra dizer que, acredito, você tá certinho...rssss

Forte abraço, mano.

Gaspar

Anônimo disse...

Gaspar, uma das regras na lógica moderna é que numa válida cadeia de implicações, a primeira implica a última. Em sua simplificação (que não segue com rigor a apresentação oferecida por Craig), o problema é que tudo possível implica necessidade. Substitua "ser maximamente notável" por "extra-terrestre" que você notará o problema. A simplificação sofre um salto lógico no item 3, em que tirou a possibilidade naquilo que deveria ser "Se é possível que um ser... então é possível que...". E neste caso, o mero exercício lógico não fecha a questão. Craig já havia reconhecido isto, mostrando que pode se tratar de uma petição de princípio, visto que a argumentação depende da admissão dos predicados conferidos por Plantinga ao "ser maximamente notável" (como você observa). Ou seja, é necessário lançar mão de determinados predicados, e caímos no problema apontado por Kant. Talvez Craig esteja certo em sua sugestão que o argumento oferece um apelo psicológico favorável a existência de Deus. E isto só funcionará para quem está previamente inclinado a admitir isto.

Um abraço, Rodrigo.

Roberto Vargas Jr. disse...

Caros,
Certamente o "salto lógico" mencionado pelo Rodrigo está feito por conta do conceito envolvido (do mesmo modo que o argumento original). É nele que está "contida" a necessidade e que torna a premissa 3 verdadeira. A premissa 1 afirma apenas a possibilidade lógica do conceito. Se a petição de princípio existe não é na premissa, mas no conceito em si.
Quanto aos efeitos, estou bem certo que argumento algum pode convencer alguém a crer em algo, mesmo em Deus ou no não-Deus. A verdade é que, qualquer que seja a crença, é sempre um "credo ut intelligam".
Mas o interessante do argumento, para mim, é que o pensamento exige o absoluto. Deus é o absoluto por excelência e todo outro conceito que toma seu lugar se revela uma absolutização de um contingente. O pensar, o bem pensar, leva a Deus. Que não aceitem isso só faz confirmar a Revelação!
NEle,
Roberto

Roberto Vargas Jr. disse...

Apenas para receber os próximos comments...

Anônimo disse...

Na realidade, esse argumento não funciona para sustentar pela lógica a existência de deus. Primeiro porque a premissa "é possível que "deus" exista", não se sustenta, talvez seja impossível deus existir. Segundo, se vc trocar na premissa "é possível que "deus" exista, por "é possível que "a existência sem deus e necessária" exista, e seguir EXATAMENTE O MESMO RACIOCÍNIO, vc então vai concluir que "a existência sem deus e necessária" existe. Notoriamente, o argumento não tem qualquer relevância, nem sei porque fazem tanto barulho por causa dele.