quinta-feira, 22 de outubro de 2009

FILÓSOFO, ATEU E ADEPTO DO DESIGN INTELIGENTE???

Só faltam dizer que o Ateu Bradley Monton é um "crente" disfarçado querendo promover o "Criacionismo" etc.

Monton é conhecido na Academina (argh!), especialmente nas áreas de Filosofia da Ciência (Física), Filosofia do Tempo, Filosofia da Religião e Epistemologia na Universidade de Colorado. Seu último livro é sobre Design Inteligente: Seeking God in Science: An Atheist Defends Intelligent Design.

O livro já recebeu aprovação do Apologista e Filósofo Douglas Groothuis (Catedrático de Filosofia do Seminário Denver) e do Matemático (MIT) e Físico (Chicago) William Dembski.

Particularmente, não vejo a hora de ler o livro, especialmente para saber do autor qual a sua conclusão sobre o "designer".
______________________________________
“A doutrina do design inteligente foi ostracizada pelos ateus, mas mesmo eu sendo um ateu, eu sou da opinião de que os argumentos a favor do design inteligente são mais fortes do que a maioria percebe. O objectivo deste livro é o de tentar fazer com que as pessoas levem a sério o design inteligente. Defendo que é legítimo ver o design inteligente como ciência, que há alguns argumentos plausíveis para a existência de um criador cósmico, e que o design inteligente deveria ser ensinado nas aulas de ciência das escolas públicas"

“O livro está escrito de uma forma que pode cativar tanto professores como não-académicos. Prevejo que tanto os defensores como os opositores do design inteligente estarão interessados em lê-lo. Nele concordo com muito do que dizem os defensores do design inteligente -tentando ser intelectualmente honesto e dando crédito aos seus proponentes sempre que este é devido. Ao rejeitar os argumentos falaciosos contra o design inteligente, estou ajudando todos a compreender as questões e argumentos de forma mais clara. A longo prazo, isto é o que vai dar o maior apoio à causa da razão."

“Tanto quanto sei, ninguém publicou um livro como este nem está no processo de escrever um. Existe uma quantidade razoável de literatura hoje sobre ateísmo vs teísmo, e sobre os méritos do design inteligente, mas essa literatura se tornou como uma guerra entre dois campos, e o objectivo do meu livro é transcender isso."
_________________________________________

Fontes: Púlpito Cristão; Bradley Monton's Blog

Postado por Gaspar de Souza

Um comentário:

Roberto Vargas Jr. disse...

Olá, meu caro Gaspar.
Ora vejam só! Fiquei curioso. Vamos ver se a oportunidade da leitura me aparece! Senão, caso leia, não deixe de postar suas impressões!
Precisamos de mais textos que instruam nosso povo, não apenas em teologia, mas em outras áreas do conhecimento. Eu gostaria que meu blog tivesse um perfil mais filosófico, mas, infelizmente, não consigo fugir do perfil teológico comum dos blogs apologéticos (isso para não falar nos que confundem apologética com crítica pura e simples). Neste sentido, seu blog tem sido um alento.
Continue o bom trabalho!
Ah, e a propósito, se tiver qualquer material, básico ou avançado, de epistemologia reformada ou da linha cosmonômica de Dooy a compartilhar, por favor, não deixe de fazê-lo. E se precisar do meu email para isso, te passo agora! rs
No Senhor,
Roberto