sábado, 20 de fevereiro de 2010

ORAÇÕES E DEVOCIONAIS DE JOÃO CALVINO

11
O Derramamento do Espírito

E acontecerá, depois, que derramarei o meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, vossos velhos sonharão, e vossos jovens terão visões
Jl 2.28

Depois de lhes expor os rudimentos como se eles fossem crianças, o profeta agora lhes apresenta uma doutrina mais completa (pois deviam ser conduzidos assim) e antecipa-lhes o gozo do favor de Deus nos sinais externos desse mesmo favor. “Agora, pois”, diz ele, “ascendei à vida espiritual, porque a fonte é exatamente a mesma, embora com certeza profanais esses benefícios terrenos quando a vossa atenção é dominada e absorvida por eles. Mas Deus não vos alimenta para vos saciar nem amimar, pois ele não vos considera como animais irracionais. Sabei que o vosso corpo é alimentado e que Deus vos sustenta para que possais anelar por vida espiritual, pois é com esse propósito que ele vos conduz pela mão. Portanto, tal deve ser o vosso objetivo”. O profeta começa falando dos benefícios temporais, pois era indispensável que um povo sem instrução fosse, por isso mesmo, conduzido gradualmente, porquanto, em razão da sua fraqueza, indolência e obtusidade, eles assim progrediriam melhor até entenderem que Deus, com isso em vista, seria um Pai para eles.

Oração
Concede, ó Deus onipotente, visto carecermos de tanto socorro nesta vida frágil e também sombria, que não passemos um instante sequer sem que, pelo teu favor, supras de contínuo e sempre o indispensável; — ó concede que desfrutemos de teus abundantes benefícios de maneira que aprendamos a elevar a nossa mente ao alto, anelando sempre pela vida celestial à qual o teu evangelho nos convida tão amorosa e docemente todos os dias, para que, congregados no teu reino celestial, gozemos da perfeita felicidade que foi adquirida para nós pelo sangue do teu Filho, nosso Senhor Jesus Cristo. Amém.

Devotions and prayers of John Calvin, 52 one-page devotions with selected prayers on facing pages.
Org. Charles E. Edwards. Old Paths Gospel Press. S/d. Pags. 34 e 35.
Tradução: Marcos Vasconcelos, julho/2009.
(mv.tradutor@gmail.com)

Um comentário:

InternautasCalvinistas disse...

Internautas Calvinistas
Catálogo de Sites e Blogs Calvinistas

www.internautascalvinistas.blogspot.com