quarta-feira, 20 de julho de 2011

Por que os Cristãos deveriam Estudar Cosmovisões?

Para descobrir o que é uma Cosmovisão
Existem muitas compreensões deste termo. Mas, o que “cosmovisão” realmente significa e por que ela é importante?
Para obedecer ao mandamento bíblico de “amar a Deus com todo coração, com tua alma, com toda a força e com toda a mente”(Lc 10.27; Mt 22.37; Mc 12.3)

Para descobrir qual a cosmovisão governa sua vida e pensamento – que é isto? Como você conhece isto? Por que você faz isto? Por quê?

Para descobrir como Deus trabalha no mundo
Ao olhar para o quadro geral da história, você começa a perceber que as coisas fazem sentido como se os vários eventos encaixam-se para tornar a história verdadeiramente significativa.

Para entender melhor a Bíblia e aplicá-la a sua vida.
Você entenderá melhor seus próprios pressupostos e crenças no pré-estudo da Bíblia e entenderá a própria cultura na qual a Bíblia foi escrita; você entenderá a progressão da mensagem de Deus e estará melhor habilitado para fazer aplicações práticas a sua vida.

Para entender melhor os tempos e dar sentido às coisas
Não apenas a história começará a fazer sentido para você, mas também a sua compreensão dos eventos e problemas atuais aumentará. Você será melhor equipado como um cidadão e poderá ver melhor se papel de cristão na cultura e na sociedade

Para descobrir significado e propósito
Uma das mais profundas necessidades da humanidade é encontrar algum propósito primordial e algum sentido para vida e para o universo. A cosmovisão de alguém, independente de estar ou não consciente dela, de ser sistematizada ou não, é o principal meio pelo qual nós, seres humanos, alcançamos tais objetivos importantes.

Para descobrir por que nossa tradição e valores culturais têm mudado tanto nos últimos anos.
Estudar cosmovisões ajuda-nos a esclarecer as razões subjacentes por que as pessoas pensam e agem dos jeitos fazem.

Para desenvolver maneiras de compartilhar a Jesus Cristo com amigos e desconhecidos.
Entender as Cosmovisões e processos de pensamentos aguça sua capacidade de testemunhar e evangelizar. Um evangelista compartilha as boas novas. Estudar Cosmovisões tornará esta tarefa mais fácil.

Para descobrir porque seu pensamento e comportamento nem sempre estão em concordância
O estudo de Cosmovisões abre o sistema de valor inconsciente de alguém para análise e revela os “controles de crenças”. Estudar Cosmovisões ajuda explicar a inconsistência entre nossas crenças professadas e nosso comportamento real.

Para Organizar suas Ideias e Crenças
Como um sistema de arquivamento bem organizado, o cérebro (ou mente) trabalha mais eficientemente quando o pensamento está organizado. Uma Cosmovisão é mais útil quando é sistematicamente pensada e organizada.

Para desenvolver habilidade de pensar criticamente e aprender a reconhecer os pressupostos ocultos...
...Seus e dos outros. Todo mundo tem um pré-conceito e o estudo de cosmovisões ajuda a identificar os preconceitos e suas fontes.

Para aprender a pensar mais como Cristo
Paulo admoesta aos Cristãos a terem a mente de Cristo (1Cor 2.16). Pensar ou não pensar não é uma opção para os Cristãos. Paulo também nos instrui a continuamente renovar nossas mentes e a levarmos cativo todo pensamento a Cristo (Rm 12.1,2; 2Co 10. 4, 5)

Para Examinar a relação entre Ideias e Culturas.
A fim de melhorar nosso entendimento dos motivos que levam pessoas a pensar e agir como pensam e agem. Porque as Cosmovisões são desenvolvidas em famílias, comunidades e sociedades, nós precisamos entendê-las claramente.

Tom Fulce, July 2000

Traduzido por Gaspar de Souza

Nenhum comentário: