sábado, 30 de janeiro de 2010

MAS NÃO SE ARREPENDERAM DE SEUS PECADOS

1. Notícia de Hoje: a Dureza do Coração Humano

Deixe-me dizer porque saí do meu silêncio sobre a situação desesperadora do Haiti. Foram as matérias que li hoje no Diário de Pernambuco e no site Notícias Cristãs. No primeiro, diz que "o diretor da Polícia do Haiti (ou do que sobrou dela), Mario Andresol, reconheceu que a situação caótica originada pelo tremor de magnitude 7.0 na escala Richter provocou uma onda de estupros de mulheres - e de crianças -, inclusive as abrigadas nas tendas improvisadas."

O diretor ainda afirma que esta barbaridade acontece durante o corte de energia na capital haitiana. Ele diz: "Durante o corte de energia na capital haitiana, criminosos se aproveitaram para atacar e estuprar mulheres e meninas refugiadas nas barracas". Isto sem contar os saques, assaltos (meu Deus, assaltar os miseráveis!!!), furtos.

Como se não bastasse, a outra notícia informa do "sequestro de crianças por haitianos". Em meio à crendice de que sejam "homens-lobos", isto é, "no folclore haitiano trata-se de uma pessoa possuída por um espírito, capaz de virar cão, gato, galinha, cobra ou outro animal para sugar o sangue de bebês e crianças". Sabe-se, porém, que são ladrões de crianças.

2. Deus e o Seu Mundo

O Livro do Apocalipse descreve uma cena horrível acerca da impiedade e dureza dos homens. Encontra-se no capítulo 16, que tem como epígrafe "as taças da ira".

Li dezenas de comentários, matérias e opiniões sobre o desastre no Haiti. Li alguns dizendo que foi o "diabo", outros que "foram apenas as leis naturais das placas tectônicas", outros disseram que foi "o juízo de Deus", outros, ainda mais longe, afirmaram que Deus - coitado! - nada pôde fazer, pois não sabia de tal acontecimento. Estes tais creem na "contigência" e não na "providência".

É claro que o argumento de que Deus começa sua vingança contra os indefesos e que ricos se defendem melhor da ira de Deus, não passa de um nonsense. Deus não está irado contra os Haitianos. Ele está irado contra "toda a impiedade e injustiça dos homens, que detêm a verdade em injustiça"(Rm 1.18).

O texto de Apocalipse demonstra que é Deus o Dono do Mundo. É Ele que tem poder sobre toda a criação, reconhecida até pelos anjos, mas não por nós. O texto nos diz que Deus está ativo neste Mundo, mesmo que seja para acordá-lo da sonolência acerca de Deus mesmo.

3. O Deus, Santo, Justo e Verdadeiro: Um Deus que se Ira?

Como Deus manisfeta a sua Ira? Em Romanos vemos algumas manifestações da Ira de Deus: mudança na sexualidade dos gêneros, a iniquidade, a prostituição , a malícia, a avareza, a maldade, a inveja, o homicídio, a contenda, o engano, a malignidade, murmuração, detratores, o ódio ao Deus e Pai do Senhor Jesus Cristo, a injúria, soberba, presunção, invenção de males, desobediência aos pais e mães, a tolice, a infidelidade, a falta de afeição, a falta de misericórdia, a falta de reconciliação.

Parece-me que Deus não está obrigado a tratar os pecadores todos da mesma maneira, até porque quem diz a penalidade a ser aplicada, e de acordo com as obras de cada um, é o Juiz, não o réu.

4. Os Homens Rebeldes e as Tragédias: Oportunidade Rejeitada

O mais intrigante ainda é que, mesmo sob tais circunstâncias dolorosas, os homens não se arrependem de seus pecados. É o que encontramos em Apocalipse 16. A voz do templo dizia: "Ide, e derramai sobre a terra as sete taças da ira de Deus" (v. 1). Não é preciso lembrar o simbolismo do "sete", ou seja, perfeição e completude. Deus não derramou sua ira como um menino invejoso, birrento, mas como um Deus perfeito, fazendo com que a sua ira seja perfeita.

O relato continua a dizer que a ira foi derramada: na terra, o que produziu a peste(v.2); no mar, o que produziu a morte dos seres marinhos (v. 3); nos rios, o que tornou a água imprópria para beber (v. 4). Vale resaltar que os anjos das águas disseram que este ato foi o Deus justo e santo que o fez (v. 5). Outro disse que estes juízos são justos e verdadeiros (v. 7). Este último juízo é consequência do que os homens fizeram aos santos e aos profetas (v.6). Outra taça foi derramada sobre o sol, o que resultou no abrasamento, com grande calor, dos homens (v. 8, 9a). O que os homens fizeram? "Blasfemaram o nome de Deus, que tem poder sobre estas pragas; e não se arrependeram para lhe darem glória"(v. 9b).

Em seguida, Deus derrama sua ira sobre o "trono da besta", tornando o reino deste mundo tenebroso (v. 10). Esta taça derramada provocou muitas dores e mais chagas. O que os seguidores deste "mundo tenebroso" fizeram? Arrependeram-se? Choraram? Não!!!!! Antes, "blasfemaram do Deus do céu; e não se arrependeram das suas obras"(v. 10, 11).

Como se não bastasse, os reis da terra são incitados pelos "espíritos de demônios" a pelejarem contra Deus! (v. 12 - 14). Não é preciso dizer que isto foi inútil. Como grand finale, o sétimo anjo derrama a sua taça "no ar" e a voz do "trono" diz: "Está feito"(ge,gonen - indicativo perfeito de gi,nomai). A escolha do "perfeito" aqui é deliberada por parte de João. Também não é preciso dizer que o uso do perfeito (per-fectum) "não é usado para indicar uma ação passada, mas o estado presente e resultante da ação passada"(apud, Wallace, 2009, p. 573). Este pode ser um perfeito consumativo e é usado para enfatizar o que foi feito, isto é, derramar a taça da ira de modo definitivo e completo.

Com o derramar da última taça, os "eventos naturais" aconteceram: trovões, relâmpagos, grande terremoto, ilhas desaparaceram, cidades ruíram, os montes desabaram, chuva de granizo e pedras etc. Não me parece que João tenha encontrado uma "boa desculpa" para lançar sobre os "eventos normais da natureza" estes mesmos eventos.

5. A Verdadeira Condição Humana

Mas, o que chama a atenção é o resultado. Os homens, mesmo diante de tantas calamidades, não mudam o seu pensamento sobre Deus. Pelo contrário, no meio da desgraça, encontram tempo para blasfemarem de Deus (v. 21).

Semelhante aos homens de Romanos 1, que não glorificam a Deus, nem lhe dão graças, mas preferem seus discuros tolos, preferem a glória da criatura à glória do Criador, preferem a mentira à verdade, preferem a ignorância ao conhecimento de Deus e, por isso, são "aborrecedores de Deus", os homens do Apocalipse agem de modo semelhante.

Não importa como o juízo de Deus venha (comportamental ou eventos naturais), os homens não mudam.

Veja: mesmo que tenhamos uma solidariedade (e devemos ter), mesmo com um batalhão de pessoas ajudando, mesmo diante de tão grande terremoto, muitos haitianos não se arrependem de seus pecados. Não é diferente das "nações ricas", que mesmo diante de tanta miséria moral, comportamental, deterioração familiar, social e cultural, continuam a afundar-se nos seus pecados.

Enquanto não olharmos o padrão de Deus, continuaremos a pensar que os homens são "bons" por natureza, que são sensíveis aos horrores deste mundo; que estão entregues à própria sorte. Não é isto que as Escrituras ensinam. O Senhor Deus está, de fato, no controle deste mundo, governando até mesmo "os fios de cabelos" e os pardais. Ele nos deu a Sua Lei e é por ela que devemos olhar quem somos nós: pecadores que desafiam a Deus. E nisto não há "galego dos olhos azuis" ou haitianos; ricos ou pobres; macho ou fêmea; adulto ou crianças.

6. O Maior Acontecimento de Todos: O que Deus fez?

Não é por menos que para acabar com esta rebeldia, o Deus Soberano enviou o Seu Filho, este sim, Inocente e Justo, sem Pecado e agradando ao Seu Pai e absolutamente tudo, sendo-Lhe obediente até à morte. E foi para livrar rebeldes da morte e da ira que o Pai agradou em fazer enfermar o Seu Filho; o Justo pelo injusto! O inocente pelo culpado; o Santo pelos pecadores!

Nisto, Jesus Cristo não foi sacrificado pelos ricos ou pelas nações que podem se proteger das "catástrofes naturais". Não, de forma alguma. Antes, Ele morreu para salvar pecadores-rebeldes de todas as nações, inclusive pelos haitianos, africanos, brasileiros e, não menos, pelas nações ricas.

Os haitianos, em termos de natureza humana, não são diferentes do norte-americanos, brasileiros ou europeus. Os atos descritos nas matérias acima descrevem o quanto podem ser contra seus próprios irmãos e irmãs, adultos ou crianças. Não é a condição social de alguém que muda o coração. Podem ter até mais dinheiro ou bens; porém, no mais profundo do coração, aquele que apenas Deus conhece, os homens são iguais. Transformá-lo por outros meios ,que não pela Cruz de Cristo, é um trabalho de Sísifo

Querer transformar a tragédia do Haiti em "guerra de classe" divina, apenas uma mente enebriada pelo autonomismo humano o pode fazer.

Postado por Gaspar de Souza

Nenhum comentário: