
Contamos com a presença dos irmãos representantes e consultores acadêmicos da EVN Celso, Cristiano e Sérgio. Os palestrantes Pr. Jonas Madureira e Pr. Franklin Ferreira deram "um show de bola" nas palestras. A união de três Seminários (Pentecostal do Nordeste, Presbiteriano do Norte e Batista do Norte) conferiu à Conferência uma dimensão fraternal e cristã. A capela do Seminário Batista (e do Pentecostal, pela manhã) ficou lotada com estudantes, pastores e professores, bem como visitantes de diversas tradições evangélicas.

O Pr. Franklin tratou primeiramente sobre Lutero e a Justificação pela Fé; falou sobre o processo de conversão de Lutero e como chegou-se
Na quinta-feira, o Pr. Franklin falou sobre a "Hermenêutica de João Calvino": os pressupostos da hermenêutica de Calvino, o método (brevidade e clareza), os objetivos etc. Este blogueiro teve uma participação na "mesa redonda" de quinta-feira, juntamente com o Reitor do SPN como moderador. Tivemos um bom debate-expositivo sobre as implicações, urgência e necessidade da hermenêutica calvinista para os nossos dias.
Na sexta-feira, para fechar com chave de ouro (êita que chavão....!), o Pr. Jonas falou sobre o "quid" de Agostinho e a insuficiência das evidências para a "prova" da Existência de Deus!(e eu, pressuposicionalista, fiquei maravilhado!). O Pr. Franklin falou acerca da "visão social de João Calvino" e como a cosmovisão calvinista influenciou pessoas como o Primeiro Ministro da Holanda, Abraham Kuyper; o assunto sobre política perdurou no debate na "mesa redonda", desta feita mediada pelo Pr. Robert Schuller (Reitor do Batista) e a Profa. Joyce (coordenadora do curso de Teologia do Batista do Norte). Minha impressão? Encantado! Alto nível de debate!
Foram, sem dúvidas, momentos abençoador. Quem participou e conheceu os "meninos" da EVN, pôde encontrar neles pessoas crentes, fiéis e piedosas em Cristo Jesus.
A convivência com aqueles irmãos foi uma benção no Recife. Aprendi e muito com eles; pude conversar com meu irmão e amigo Pr. André Holanda (prof. de Filosofia e Apologética do Batista do Norte); rever o Prof. Alfredo (Teologia no Batista do Norte); ouvir as aulas do Pr. Schuller; a confraternização e compartilhamento dos amigos do SPN (Stéfano e Marcos); Revi muitos amigos que eu não consegueria transcrever todos os nomes, mas são pessoas a quem estimo e amo em Cristo Jesus. Enfim, o aprendizado foi supreendente e gratificante.
Queira

Portanto, aos Consultores Acadêmicos da EVN que coordenaram a Confe

Postado por Gaspar de Souza
PS: Não pude postar absolutamente nada no fim de semana. Estava em Buíque, num Seminário da Reforma Protestante, por convite do Rev. Aroldo Esse e do Diác. Rogers Farias . Neste Seminário fui o palestrante. Depois, na segunda-feira, fuiao "Vale do Catimbau". Depois postarei algumas fotos do Vale. Não tirei fotos dos eventos. Mas pegarei com os colegas que bateram.
PS: Não pude postar absolutamente nada no fim de semana. Estava em Buíque, num Seminário da Reforma Protestante, por convite do Rev. Aroldo Esse e do Diác. Rogers Farias . Neste Seminário fui o palestrante. Depois, na segunda-feira, fui
2 comentários:
Amigo Gaspar! Parece que estivemos em trabalhos diferentes! Fui na palestra de quinta-feira quando o Pr. Jonas, cansativamente, falou sobre o livro de Grant Osborne. Achei que ele se perdeu em alguns momentos delirantes da sua filosofia apresentada e quando o Pr. Franklin começou a falar parecia que estava lendo a Era dos Reformadores de Justos González! Talvez seja a minha limitação nos assuntos que tenha contribuído para o meu desinteresse pelas palestras. Mas alguma coisa é melhor que nada, principalmente, no seminário batista!
Um abraço
Sem. Rogerio - SPN
Boa tarde, sem. Rogerio,
Achei impertinente e deselegante seu comentário.
Vamos por partes:
1. Quanto ao Jonas, talvez vc tenha cochilado. Sei lá viu, cochilou, bateu com a cabeça no banco da frente, e ficou meio tonto. Delirante? Talvez vc tenha cometido um ato falho freudiano. hehe
2. De minha parte, respiro aliviado em saber que vc reconhece "limitação nos assuntos" tratados, o que lamento, vindo de um aluno do SPN, comprometido com a fé reformada. Se vc tivesse um pouco mais de domínio de fontes, vc (que tem todo o direito de não ter gostado da conferência) poderia ter dito: "ele somente leu o que está no livro dele". Mas, pelo jeito, nem J. Gonzalez vc leu. hehehe Na TS que eu escrevi tem uma seção sobre a hermenêutica de Calvino, com as fontes e citações diretas. Se vc tiver um tempinho, dá uma olhada. Vc verá que a palestra veio de lá. E quem sabe vc aprenda uma ou duas coisinhas.
3. Sua menção ao STBNB é inoportuna e arrogante. Lembre-se de que se o SPN tem boa reputação, isto se deve à graça de Deus. Que também está operando no STBNB. Ore por eles.
Abs
Franklin
Postar um comentário