quarta-feira, 20 de outubro de 2010

LULA e DILMA X FHC - O PLANO REAL



Por Reinaldo Azevedo

Dado jeitão de ambos e o debate, trata-se da campanha eleitora de 1994. Ali vemos Luiz Inácio Lula da Silva, com a convicção de sempre, a chamar o Plano Real de “estelionato eleitoral” — mais tarde, no segundo mandato FHC, ele chamaria o Bolsa Alimentação e o Bolsa Escola, que virariam o “Bolsa Família”, de “esmola”…

Olhem que cena interessante: ele e FHC juntos, dois candidatos! Vejam com que sapiência ele afirma que é preciso ver se o Real vai durar, comparando o plano de estabilização mais bem-sucedido do mundo contemporâneo com as estripulias de Collor, seu aliado de agora. Com bom humor, graça até, FHC afirma que o plano pensa justamente no futuro. E diz o óbvio: “Este plano foi feito com cuidado; com muita objeção do PT e do PDT, que atrapalharam, mas nós fomos fazer”.

Dezesseis anos depois, cada um com dois mandatos, o tucano desafia o petista para um debate quando este deixar a Presidência. Lula foge do confronto como um apedeuta foge da biblioteca. Lula tanto fez e desdenhou que, assentada a poeira, será apenas o mesquinho da história.

Fonte: Reinaldo Azevedo


Nenhum comentário: