segunda-feira, 17 de maio de 2010

CRISTIANISMO X ATEÍSMO: O CASO CONTRA A LÓGICA


Cristianismo Explica a Lógica
por Glenn Hendrickson

Tem havido muitas tentativas de provar a existência de Deus, a validade do Cristianismo, a ressurreição ou divindade de Cristo, etc. etc. Todas estas tentativas são incluídas sob a denominação geral da Apologética Cristã. Vários métodos e dados são empregados nesta tarefa, todas com o objetivo de justificar parte de, ou o todo, da Cosmovisão Cristã. Eu espero demonstrar, em meu breve ensaio, que a Cosmovisão Cristã é justificada sobre e contra a cosmovisão ateísta com base no uso diário da lógica. (MP3 Audio | RSS | iTunes)

O Argumento pode ser assim apresentado:
1. Nossa experiência é fundamentada nas leis da lógica
2. A cosmovisão cristã é a única que adequadamente explica satisfatoriamente as leis da lógica
3. Então, nossas experiências não podem ser explicadas satisfatoriamente a parte da cosmovisão cristã.

O ponto 1 é pouco controverso. Consciente ou inconscientemente, todos os seres humanos usam a lógica. Nós evitamos contradições, mentiras, evitando escolhas pobremente informadas etc. porque (entre outras coisas) não são lógicas. As pessoas lutam com a coerência do pensamento e de vida, procurando por padrões, tomada de decisões com base no passado, alterando o comportamento que produziu resultados indesejáveis. Para evitar gastar demais quando o orçamento financeiro das pessoas está apertado, elas usam a lógica. Quando planejam as aulas, reuniões, festas etc. elas usam a lógica. Embora grande parte da lógica do que eu escrevo não é imediatamente reconhecida como a lógica, é uma inegável experiência partilhada por todos.

O ponto 2 é uma afirmação ousada que, talvez, necessite de mais justificativa. Claro, os seres humanos de todas as classes usam algum tipo de lógica para passar o dia. Mas como isso é possível? Se os humanos em todos os lugares podem reconhecer padrões, contagem, comunicarem-se (mesmo no nível básicos), adquirir conhecimento, e assim por diante, então como nós explicamos isto? Talvez se a lógica fosse apenas perceptível nas sociedades com melhores escolas e melhor sistema educacional nós poderíamos dizer que isto é aprendido. Mas este não é evidentemente o caso. Grupos de povos primitivos têm sido observados contando e re-contando histórias, realizando cerimônias religiosas, transmitindo crenças e conhecimentos de uma geração à outra. Seu modo de vida é notavelmente diferente do das muitas pessoas que acessarão este arquivo online. Todavia, apesar disso, eles exibem lógica em seu cotidiano.

A alegação de que a Cosmovisão Cristã sozinha explica e esclarece adequadamente as leis da lógica é uma declaração que precisa ser esclarecida. A Cosmovisão Cristã é a perspectiva e interpretação da vida, de Deus, do Homem, do Mundo etc. que é apresentada nas Escrituras do Antigo Testamento e Novo Testamento, a Bíblia. Esta Cosmovisão está em oposição a todas as cosmovisões concorrentes, quer sejam religiosas ou de natureza secular. A Bíblia descreve o Homem como um ser criado por Deus à sua imagem e semelhança (Gen. 1. 26, 27; Tiago 3.9). O Deus Triúno, então, nos criou com a capacidade de raciocinar logicamente, refletindo a maneira como ele pensa e raciocina. O comportamento lógico da humanidade é reflexo da lógica inerente de Deus.

Uma cosmovisão evolucionária, por exemplo, desenvolve a idéia que a humanidade tem evoluído a partir de formas mais baixas em processo puramente naturalista. Se supusermos, por causa deste argumento, que esta é a causa neste caso, poderíamos perguntar como a lógica pode ser encontrada em todas as pessoas? Vemos os mesmos processos básicos de atividades em civilizações e culturas completamente diferentes e afastadas uma das outras; é difícil aceitar a afirmação de que o processo de evolução poderia produzir a lógica e o raciocínio da pessoa inteiramente.

Ao contrário da Cosmovisão Ateísta, que é forçada a assumir algum tipo de processo evolucionário para explicar a existência de seres inteligentes e racionais, a Cosmovisão Cristã explica, convincentemente, que toda a humanidade faz uso da lógica porque Deus nos criou para isto. A presença da lógica no dia a dia é facilmente explicada pela Cosmovisão Cristã; ela se encaixa como uma luva com sua explicação da natureza de Deus (com um ser lógico) e do homem (isto é, de todos homens e mulheres como criaturas feitas à imagem de Deus)

Dos pontos 1 e 2, conclui-se no ponto 3, que tudo o que nós experimentamos não pode ser explicado ou esclarecido fora da Cosmovisão Cristã [e] como somente ela pode explicar, adequadamente, a universalidade das leis da lógica. O ateu está em desvantagem, sem uma explicação satisfatória para a existência da lógica no homem. A Cosmovisão bíblica dá sentido à lógica, raciocínio e assim por diante – mas o ateu não tem nenhuma boa explicação para o fenômeno da lógica ou seu uso (se for admitidos os pressupostos ateus). É quase cômico que, para um ateu apresentar um argumento contra a existência de Deus, ele deve primeiro achegar-se à Cosmovisão Cristã e apropriar-se de suas ferramentas – lógica, raciocínio, ética, moralidade etc.

Este argumento a favor do Cristianismo é mais bem entendido, não como começando a raciocinar a partir do zero (isto é, movendo-se autonomamente a partir de premissas neutras para uma definição ou provável conclusão), mas como um reconhecimento de que o Cristianismo deve ser assumido como verdade no nível dos pressupostos a fim de usar a lógica em tudo. O mesmo também deveria ser dito para ética, estética, conhecimento, raciocínio, o conceito de verdade absoluta, julgamento de valores, indignação moral na presença do mal, o problema do mal, o amor, a honra etc.

Com base nas premissas ateístas, o homem é a mais alta corte de apelação. Os temas acima se tornam mais relativos e sem sentido sem a presença do Deus bíblico no quadro geral.

Resumindo, o fato de que existe um quadro geral para começar, prova a Cosmovisão Bíblica.

Fonte: Apologetics 315

Traduzido por Gaspar de Souza

Um comentário:

Anônimo disse...

SOU ATEISTA ATE MORRER
E SE OUVER MESMO SEU E INFERNO PREFIRO O INFERNO...