sexta-feira, 28 de maio de 2010

PETER HITCHENS, IRMÃO DO FAMOSO ATEU, ESCREVE: "COMO O ATEÍSMO ME CONDUZIU À FÉ"

O jornalista Peter Hitches, irmão do famoso ateu Christopher Hitches, acaba de lançar o livro The Rage Against God: How Atheism Led Me to Faith(Zondervan, 2010, 224p) em que conta sua jornada da descrença para o compromisso com a Fé Cristã.

A descrição do livro, como consta na contra-capa, mostra Como “com firme abertura e honestidade intellectual, Peter Hitchens, descreve o fracasso pessoal e curiosidade filosófica que o levou a queimar sua Bíblia na escola preparatória e a abraçar o ateísmo em seu lugar. A partir daí, ele traça sua experiência como um jornalista em Moscou, União Soviética, e a observação crítica que o deixou com mais perguntas que respostas; e mais desespero do que a esperança de viver uma vida significativa. Com a observação em primeira mão linha indistinta entre a política e a igreja, Hitchens revela as razões por que uma avaliação honesta do ateísmo não pode sustentar a descrença em Deus. No processo, ele fornece a esperança para todos os crentes que, nas palavras de T.S. Eliot, pode descobrir “o fim de toda nossa exploração chegará onde começamos a conhecer o local pela primeira vez”

Peter fala sobre a hostilidade contra a religião que ele testemunhou na queda da União Soviética, e que equivale ao que os novos ateus estão fazendo de uma maneira nova e re-inventada.

“Se você empurra a Deus para fora do mundo, então você cria um deserto imenso"

Ele faz uma observação muito precisas sobre a nossa sociedade ocidental:

Este país deixou de ser verdadeiramente cristã em termos de pessoas verdadeiramente, consciente e educada de forma a crer que a fé cristã após a primeira guerra mundial. As pessoas continuam a comportar-se como se fossem cristãos. E a sociedade continua a funcionar como se fosse uma sociedade cristã por algum tempo depois ele foi embora. Temos vivido os últimos 40 ou 50 anos, no crepúsculo do cristianismo. Mas, eventualmente, a noite cai.
Hitchens, o Peter, já teve um colóquio com Hitches, o Christopher ocorrido em 03 de abril de 2008. Abaixo você pode ver a primeira parte, dum total de 14 vídeos deste debate.



Vamos aguardar para que as editoras brasileiras traduzam este livro e o ponhã no mercado editoral nacional.

Postado por Gaspar de Souza

3 comentários:

Eduardo Vaz disse...

fico feliz..e espero que de fato peter tenha encontrado cristo..

Elisa Caldas disse...

porque o video não existe? Onde encontro esse video?

Elisa Caldas disse...

Porque o video não existe? Onde encontro esses videos?