terça-feira, 23 de junho de 2009

ATEÍSMO REMIX




Em 2008, a Editora Crossway Books, lançou o livro do Dr. R. Albert Mohler Jr., Atheism Remix. O Dr. Mohler tem sido reconhecido como um dos líderes evangélicos americanos mais influentes da atualidade, sendo destaque na Time e na Christianity Today, juntamente com outros mais recentes reformados (John Piper, Mark Denver, Mark Driscoll etc). Desde 1993, com 33 anos, Al Mohler assumiu o Southern Baptist Theological Seminary, que até então havia permanecido aberto a professores moderados e liberais. Mohler dirigiu a faculdade e reforçou a confissão de fé da faculdade, a partir de documento referencial da Reforma, a Confissão de Fé de Westminster.


O trabalho de Al Mohler é imenso: Culture Shift: Engag ing Current Issues with Timeless Truth (Multnomah), Desire & Deceit:The Real Cost of the New Sexual Tolerance (Multnomah), Athei sm Remix: A Christian Confronts the New Atheists (Crossway), He Is Not Silent: Preaching in a Postmodern World (Moody), e, o lançamento The Disappearance of God: Dangerous Beliefs in the New Spiritual Openness (Multnomah).


Para aqueles, no Brasil, a quem não chegam excelentes livros, principalmente na linha defensiva do Cristianismo, a Editora Fiel traduziu o livro Atheism Remix (Ateísmo Remixado, R$ 19,00. Um excerto do livro (Prefácio por Dr. Davi Charles Gomes; e Introdução pelo próprio Mohler podem ser encontrados mesmo link)).

Sem dúvida que este livro vem preencher uma lacuna na biblioteca dos estudantes, professores e apaixonados na defesa da fé cristã. Por qual motivo?


Primeiro, porque Al Mohler não trata do antigo ateísmo, mas de um novo, militante, reestruturado ateísmo. Seu foco é os “Novos Ateístas”. Estes Novos Ateístas “têm escritos bestsellers que tem alcançado muito além do público tradicional para tais livros. Livros por Richard Dawkins e Christopher Hitchens permanecem semanas e meses na lista dos mais vendidos no New York T|Imes. Claramente alguma coisa está acontecendo”, diz o autor.


O que está acontecendo é que estes novos “apóstolos” não estão seguindo as pegadas de Marx, Freud ou Nietzsche. “O Novo Ateísmo não é apenas uma reafirmação do ateísmo. É um movimento que representa um maior desafio público ao Cristianismo do que aqueles proposto pelos movimentos ateístas anteriores. Além disso, o Novo Ateísmo não é apenas outro exemplo de promoção de uma ideia na era pós-moderna. Os Novos Ateístas são, em suas próprias maneiras, evangelistas no desejo e ambiciosos na esperança. Eles veem o ateísmo como a única cosmovisão plausível para nossa epcoa, e veem a crença em Deus como um perigo evidente – um produto do passado que nós não podemos tolerar por tanto tempo, muito menos encorajar”.


Os Novos Ateístas (Dawkins, Dennet, Hitchens, Harris – “os quatro cavaleiros do apocalipse”[Davi Charles Gomes].) dispõem de um novo cenário: a pós-modernidade. O público está ávido por qualquer coisa que conceda alguma razão para o sentido de ser.


Enfim, a obra de Al Mohler em português muito ajudará o debate, preparará os cristãos e auxiliará os estudantes a enxergarem as bases epistêmicas do Novo Ateísmo, confrontado-os com a profundidade do sistema cristão.


Postado por Gaspar de Souza

Um comentário:

Eli Lacerda disse...

Caro Prof. Pr. Gaspar,

Parabéns pela iniciativa do vídeo-comentário elucidativo do livro "Ateísmo Remixado", queira Deus que nossas igrejas despertem a tempo para essa ameaça iminente, pois estamos num tempo que a guarda da maioria das igrejas estão baixas e sorrateiramente falsos dogmas estão diariamente sendo implantados pela mídia e doutrinas distorcidas, portanto urge defendermos aquilo que o Senhor nos deu - nossa fé - e assim como o Senhor tem usado o Dr. Al Mohler e o Rev. Dr. Davi Gomes, também possa continuar usando-o também como um arauto da verdade na proclamação do Evangelho de Cristo.

Abraços,

Elí Lacerda