segunda-feira, 6 de junho de 2011

UMA "OMENAJI" AO MEC

Despôs de ums herros de purtuguêis nos livro do MEC, apóis encinar que 10 - 7 é ingual à 4, agora um pobreminha de Jeographia no livro aprovado pelo MEC, em omenaji àos 9 anos de Governo Petista e ao Lula que disse que o plobrema de poluissão do mundo é por que ele é redondo, si foçe quadrado num teria poblema; depos que çoube por ele que é pressizo atraveçá o oceano pra ir prus Estaites, agora a trainspoçissão do Rio São Francisco foi lonje de mais.....

Cada dia que paça agente vamos ficando mas burrus......Brazil, um páis do futuru.....Agente ainda acaba no Butão!

Como já fais parte da canpainha: Fora, Haddad!


_____________________________________


MEC recomenda livro de Geografia com rio no lugar errado

Obra consta no manual de escolha do livro didático como “muito boa em cartografia e exploração de ilustrações"

Cinthia Rodrigues, iG São Paulo | 06/06/2011 18:44

Uma das opções de livros didáticos de Geografia para o ensino médio indicadas pelo Ministério da Educação traz uma foto de uma cidade, banhada por um rio, com a legenda: “Vista área do Rio São Francisco em Maceió, Alagoas”. O São Francisco acaba a mais de 130 quilômetros de Maceió, na fronteira alagoana com Sergipe.

O erro não foi notado pelos avaliadores do ministério que, pelo contrário, recomendaram a obra "Conexões - estudos de geografia geral e do Brasil" no Manual do Livro Didático, tendo como ponto forte “Representação cartográfica e adequação e exploração de ilustrações”. O livro consta entre as opções a adotar para 2012.

Foto: Arte iG

O Rio São Francisco divide os Estados de Alagoas e Sergipe e passa longe de Maceió

No mês passado, o professor Marcelo Moura Paiva, que dá aula em duas escolas estaduais do Rio de Janeiro, percebeu a falha. Ligou para a editora Moderna, que publicou a obra, e para o Ministério da Educação. “Nos dois casos fui atendido por pessoas que não entendiam o problema e em nenhum tive uma resposta”, diz.

Para o professor, o problema não é mais este livro, que não será escolhido pela escola, mas a falta de critério na escolha. “Esse erro eu percebi até porque morei em Alagoas, mas eu confesso que não sei tudo, se tivesse um erro no nome de uma placa tectônica, por exemplo, eu ia passar errado para meus alunos.”

Foto: O Dia

Professor Marcelo Paiva que percebeu o erro: "Esse erro eu percebi, mas outros eu poderia ter ensinado errado para os alunos"

O Ministério da Educação informou que entrou em contato com a editora que “se comprometeu em corrigir a informação antes da distribuição do livro em 2012, primeiro ano em que ele estará na lista do Programa Nacional do Livro Didático”. A Editora Moderna reconheceu o erro e disse que sua equipe já o havia identificado. “O livro que chegará em 2012 às escolas trará uma foto da região de Piaçabuçu (Alagoas), área próxima à foz do Rio São Francisco”. A editora lembra que as informações nos textos da mesma coleção identificam corretamente o trajeto e a região da foz do rio.

Desde o início do ano, o Ministério da Educação vem lidando com polêmicas e erros nos livros didáticos distribuídos ou indicados. Uma obra para Educação de Jovens e Adultos (EJA) foi criticada por conter um trecho em que aceita a utilização de construções como "nós pega" ao falar. Outro livro, destinado a escolas do Campo, continha erros de matemática como 10 - 7= 4.





Um comentário:

Filósofo Calvinista disse...

Revarando:

u sinhô sor tá disendo essas coiza proquê o sinhô é da dentadura mulitar. Não fale má du PT não vice? Só proquê noço presidente era anarfabete não quer diser que agente todos somos tumbém.