sábado, 9 de julho de 2016

Ateístas estão fugindo de William Lane Craig - [E de quem ele está fugindo?]

Por James R. White


É realmente maravilhoso quando uma história com esta aparece na Fox News: Filósofo Cristão William Lane Craig está pronto para o debate, mas encontra poucos desafiantes. Assisti à cobertura da próxima turnê britância do WLC e o fato de que Richard Dawkins, como a maioria dos ateus que eu conheci, está muito mais confortável com monólogos do que com diálogos. Eles tendem a ser muito corajosos entre os seus, ou atrás de um teclado, mas eles estão significantemente menos animado com desafios sérios à sua visão de mundo e sua retórica. Dawkins, em particular, está tão longe de sua área (e além de sua profundidade) em lidar com a filosofia, teologia ou história – e ele sabe disso – que ele sabe que em debate significativo com um adversário preparado diminuiria seus seguidores (e seus leitores). Os comentários de Dawkins são clássicos auto-defensivos de alguém que sabe que está em apuros. “Não tenho nenhuma intenção em ajudar ao Craig em sua implacável busca de autopromoção”. Sim, Dawkins nunca seria acusado de autopromoção. O humor não se perdeu mesmo entre os Britânicos.

Eu acho particularmente irônico que o entrevistador da Fox News entrevistou David Silveman, atual presidente da American Atheist (ele era vice-presidente quando eu debati com ele em Long Island). Ele é citado dizendo:
Mas David Silveman, presidente da American Atheist, acredita que  a razão por trás dos cancelamentos é simples: “O fato é que algumas pessoas se cansam de debater com Cristãos por causa dos sempre e mesmos argumentos. E, algumas vezes, é como discutir com uma parede”, disse ele.
Sim, estou certo que é por isso que o Sr. Silverman manifestou interesse em debater comigo o tópico se Jesus foi uma história inventada, elaborada a partir de fontes pagãs? Penso que ninguém que assistiu o nosso debate concluiria que o Sr. Silverman estava debatendo com uma parede. Se assim for, essa parede parecia cepá-lo muitas vezes.
Eu julgo bastante adequado aos Cristãos, especialmente os do Reino Unido, apontar a covardia de muitos de seus principais ateus frente aos desafios. Se isso abre a possibilidade de diálogo nesse país muito secular, isso é maravilhoso. Mas existe outro aspecto nesta situação particular que eu também acho interessante.
Há muitos ateus que recusam a debater com William Lane Craig. Ele é, definitivamente, hábil em autocontrole, manter o foco etc. Mas, me pergunto se aqueles que estão tão animados sobre a proeza de Craig percebe que ele tem sido desafiado a debater um número de temas por homens com tanta experiência quanto ele em debate, mas ele tem declinado?
Eu frequentemente comento sobre o quão útil seria um debate entre Dr. Craig e eu sobre muitos assuntos. Muitas vezes jogos porções de seus estudos, palestras e debates, e desafio suas declarações. Eu desafiei seu evidencialismo, e [o desafiei a] um debate sobre se somos chamados a proclamar “a maior probabilidade da existência de um deus” ou a proclamar a certeza da existência do Deus que os homens sabem existir, seria muito útil para nossa geração. Eu desafiei seu Molinismo, mesmo palestrando sobre esse tema em uma Igreja Batista Reformada ao lado do campus Talbot/Biola (Universidade em que Craig ensina – N.T) no sul da Califórnia. Eu não creio que o Molinismo seja de todo coerente com a verdade bíblica, e gostaria de desafiá-lo para demonstrar que o Deus da bíblia é o mesmo deus que Dr. Craig descreve como tendo “atualizado” este mundo com base no conhecimento médio etc. E, claro, à luz de sua resposta a Christopher Hitchens – de que a única fé cristã “falsa’ que ele poderia encontrar não era Romanismo ou qualquer movimento fundamentalmente sub e anticristão de nossos dias, mas o Calvinismo – seus alunos no Talbot/Biola não encontrariam uma série de debates complemente esclarecidos, bem ali no campus, sobre as doutrinas da graça? Não seria um acréscimo extremamente útil para sua educação?
Dr. Craig está bem ciente de nosso desejo de debater esses assuntos. Embora nunca nos encontramos, sabemos muitas das mesmas pessoas, e tenho sido informado “através de canais”, que “Dr. Craig não debate com Cristãos”. Esta é a mesma resposta que você também terá de Norman Geisler quando o assunto veio à tona porque ele caiu de uma dúzia de tais desafios ao longo da última década. Eu nunca daria uma explicação de por que disto ser assim. Nós somos debatedores. Temos debatidos muito com as mesmas pessoas. Temos apenas feito de maneira muito diferente. E seria edificante para a comunidade cristã como um todo entender o porquê e para quê dessas diferenças. Temos mostrados que podemos debater de forma justa, completa e respeitosamente. Assim, eu não vejo absolutamente nenhuma razão por que Dr. Craig não aceita nosso desafio de debater esses tópicos. Certamente estamos prontos e, dado que os ateístas estão fugindo para as montanhas com seus cabelos em chama, parece-me que Dr. Craig teria muito tempo extra para se juntar a nós em explorar, através de debate, essas questões apologéticas importantes.
___________________________

James White é diretor do Ministério Alpha e Omega, uma organização cristão localizada em Phoenix, Arizona. Ele é autor de mais de vinte e quatro livros, professor, brilhante debatedor e um presbítero na Igreja Batista Reformada em Phoenix

Um comentário:

Bruno Matias disse...

Taí um debate que eu gostaria de ver: o Mr. James Tractor White e o Craig. Hehe